Nacional
Judite Sousa

Dor e saudade: Filho da ex-jornalista morreu há sete anos

Ter, 29/06/2021 - 19:40

Judite Sousa perdeu o filho, aos 29 anos, a 29 de junho de 2014 na sequência de um acidente na piscina. Passaram sete anos da tragédia e a ex-jornalista está afastada dos ecrãs desde 2019.

Esta terça-feira, 29 de junho, passaram sete anos desde a morte do filho de Judite Sousa, André Sousa Bessa. O jovem de 29 anos perdeu a vida a 29 de junho de 2014, na sequência de uma queda na piscina. 

Segundo o processo 1018/14.9TASTB, entregue na 2.ª Secção do Ministério Público de Setúbal, foi desvendado a causa da morte do filho da ex-jornalista. André Sousa Bessa sofreu uma “queda do muro da piscina para a pequena falésia, acabando por sofrer danos ao nível da coluna e do crânio, estando alguns minutos mergulhado num pequeno riacho. Foi socorrido rapidamente, mas acabou por falecer por morte cerebral”, pode ler-se. 

Judite pressentiu a morte do filho 

Numa entrevista cedida a Cristina Ferreira, Judite Sousa confessou que pressentiu o a morte do filho. “Estava a meter a chave à porta quando tocou o meu telemóvel. Era um dos melhores amigos do meu filho, que me disse: ‘O André teve um acidente. Eu vou passar pela casa da Judite agora e vamos para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal’. Eu senti que o meu filho… já não estaria vivo. Algo me disse que o meu filho não estaria vivo”, lamentou. 

O acidente ocorreu na Quinta de S. Simão, Picheleiros, em Azeitão, e foram excluídas as hipóteses de o jovem estar sob o efeito de droga ou álcool. O filho de Judite Sousa e Pedro Bessa, produtor da RTP Porto, terá saído do local ainda com vida, tendo feito a primeira paragem no Hospital de Setúbal, seguindo depois para Almada. Porém, acabou por não sobreviver à lesão cerebral, uma vez que bateu com a cabeça numa pedra. 

Dois meses depois do acidente, a ex-jornalista regressou ao trabalho em agosto para fazer uma entrevista a Cristiano Ronaldo. Em novembro de 2019, o antigo rosto da TVI pôs fim a uma parceria de oito anos e anunciou a saída da estação de Queluz de Baixo por iniciativa própria. “A iniciativa foi minha, como sempre desejei que acontecesse nas diferentes etapas da minha vida: ser eu a decidir o meu próprio destino. Era uma decisão que vinha a ponderar desde o início do ano, que começou a ser tratada pelas partes há cerca de três meses e que foi concluída com a assinatura de um acordo amigável e consensualizado entre mim e a TVI”, mencionou, na altura. 

Judite oferece bolsas de estudo em memória do filho 

Judite Sousa perpetuou a memória do filho num livro e criou uma bolsa de estudo com a Universidade Nova de Lisboa para ajudar alunos carenciados que ambicionem frequentar o mesmo mestrado do filho, Finanças. 

Em fevereiro de 2020, a ex-jornalista esteve em Itália e participou num retiro espiritual para pais de luto. Deste então, o antigo rosto da TVI mantém-se afastada dos ecrãs e dedica-se a outros projetos. Tanto de moda como a moderação de debates de saúde de uma plataforma digital para dar a conhecer a nova realidade dos serviços hospitalares em contexto de pandemia. 

Texto:  Carolina Sousa; Redes Sociais e Arquivo Impala 

Siga a Nova Gente no Instagram