Realeza
Juan Carlos recebe alta hospitalar

Tratamentos continuam em casa

Sáb, 31/08/2019 - 12:55

Juan Carlos esteve internado no Hospital Universitário Quirónsalud de Madrid deste a passada sexta-feira, 23 de agosto.

Ao fim de uma semana de internamento e a consecutiva operação ao coração, Juan Carlos recebe finalmente alta hospitalar. O rei emérito abandonou as instalações do Hospital Universitário Quirónsalud de Madrid este sábado, 31 de agosto, por volta do 12h30. À saída, fez questão de acenar aos jornalistas presentes no local apresentando também um grande sentido de humor tendo chegado a afirmar que tinha «canos» e «tubos» novos.

Juan Carlos deu entrada nesta unidade hospitalar a 23 de agosto para ser submetido a uma intervenção cirúrgica ao coração. Embora sem nunca se pronunciar sobre o estado de saúde do monarca, o hospital falou este sábado pela primeira vez sobre o seu estado de saúde. «Ele está clinicamente estável, sem febre e com os ferimentos cirúrgicos em processo de cicatrização. Os exames cardiológicos mostram ritmo normal», revelou a Dra. Lucía Alonso, diretora administrativa do centro hospitalar. 

A partir de agora a recuperação de Juan Carlos vai ser feita em casa e vai ser acompanhada por uma equipa composta por dois médicos.

Rainha Sofia criticada por falta de assistência a Juan Carlos

A rainha Sofia de Espanha está a ser fortemente criticada pela forma como tem lidado com o internamento do marido, Juan Carlos. O rei emérito foi operado ao coração no sábado, 24 de agosto, mas, apesar de a cirurgia ter corrido bem, ainda permanece internado no hospital Universitário Quirónsalud, em Madrid. 

As acusações à mãe de Felipe VI foram feitas por Pilar Eyre, uma jornalista espanhola especialista na Casa Real, em entrevista ao jornal El Español. Pilar não consegue perceber a razão pela qual Juan Carlos chegou ao hospital sozinho, na véspera da operação, e passou essa noite também sem companhia.  «Eu analiso isto do ponto de vista humano. Se os meus pais ou o meu marido forem operados, o que faço é ficar o dia todo e pernoitar no hospital à espera de notícias. Fiquei surpreendida quando a rainha e o Felipe entraram e disseram que não sabiam de nada, porque tinham acabado de chegar», disse. «A rainha devia ter estado ao lado dele e não apenas como uma visita», acrescentou ainda.

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais; Fotos: Reuters e DR

Siga a Nova Gente no Instagram