Realeza
Juan Carlos

Livre do cancro

Seg, 10/05/2010 - 10:01

O rei de Espanha, 72 anos, já retirou o nódulo no pulmão que já ameaçava tornar-se cancerígeno. O rei foi operado ontem em Barcelona e deverá ter alta dentro de quatro dias.


Juan Carlos está fora de perigo. O rei de Espanha atravessava uma situação clínica complicada desde que lhe foi diagnosticado, em 2007, um nódulo no pulmão que derivava do facto de ser fumador há vários anos. Segundo os médicos, o nódulo estava a avançar e tinha grandes probabilidades de evoluir para cancro.

Já havia sido recomendado a Juan Carlos, 72 anos, para deixar o hábito de fumar e, de facto, o rei já não era visto de cigarro na mão há algum tempo. Mas na última vez que fez exames, nos dias 26 e 27 do mês passado, o nódulo cresceu de tamanho e aumentou a possibilidade de se tornar cancerígeno.

Juan Carlos foi operado sábado, 8 de Maio, no Hospital Clinic de Barcelona. Uma intervenção cirúrgica para retirar o nódulo da parte superior do pulmão direito, que demorou cerca de duas horas e meia. A hipótese de cancro foi imediatamente afastada. "São boas notícias porque podemos afastar a possibilidade de se tratar de cancro em 99 por cento", anunciou o médico responsável pela operação, Laureano Molins.

Também segundo informação dos médicos, Juan Carlos reagiu bem à cirurgia. Horas depois já se encontrava acordado e bem-disposto e repousa agora num quarto na zona privada da clínica.

A rainha Sofia viajou para Barcelona e tem acompanhado o marido durante todo o processo. Juan Carlos deverá ter alta dentro de quatro dias e terá de ficar em repouso.

Siga a Nova Gente no Instagram