Realeza
Juan Carlos

Intimidade satirizada

Qui, 03/02/2011 - 16:44

Jaime Peñafiel diz que o rei amputou um testículo e a revista "El Jueves" caricaturizou o tema.

A revista espanhola El Jueves continua a alimentar a polémica em torno da Casa Real Espanhola e do Rei Juan Carlos, com a publicação de uma capa satírica, no seguimento do livro escrito por Jaime Peñafiel, O Rei Não Abdica.

Na obra, o especialista em assuntos da realeza afirma estar na posse de um historial médico que demonstra que o monarca terá amputado um testículo. Segundo Peñafiel, a intervenção cirúrgica foi necessária após Juan Carlos ter dado uma queda, em 1985, enquanto esquiava na Suíça.

Com a edição daquele livro, a revista semanal El Jueves arriscou uma nova sátira- apesar da censura que sofreu, no Verão de 2007, quando caricaturizou os príncipes das Astúrias a ter relações sexuais. Desta feita, a publicação mostra a possível resposta do gabinete de imprensa do Palácio de Zarzela à teoria de Peñafiel: a imagem do rei com as calças para baixo e com o título a dizer "Zarzuela desmente Peñafiel e demonstra que não falta nenhum ovo a sua Majestade", com a figura de um criado a segurar os testículos do rei, com o apoio de uma bandeja.

Por enquanto não se sabe quais são as consequência desta sátira. Se recuarmos até à capa polémica de 2007, na altura, para além dos exemplares terem sido retirados das bancas, os autores da peça foram multados, cada um, com 3.000 euros, e acusados de calúnia e difamação.

Siga a Nova Gente no Instagram