Nacional
José Saramago

Morreu aos 87 anos

Sex, 18/06/2010 - 13:19

Vítima de cancro, o Prémio Nobel da Literatura não resistiu à doença e morreu, em casa, junto dos familiares, na ilha de Lanzarote.

O escritor morreu em casa, por volta das 12h45 locais, esta sexta-feira, em Tías. Segundo o editor, Zeferino, José Saramago encontrava-se doente mas em estado "estacionário", mas a situação agravou-se. 

A Fundação José Saramago confirmou em comunicado que o escritor morreu, "em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila".

Também o Presidente da República, Cavaco Silva, já enviou uma mensagem de condolências. "Presto homenagem à memória de José Saramago, cuja vasta obra literária deve ser lida e conhecida pelas gerações futuras"

Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, na Golegã, a 16 de Novembro de 1922. Apesar da mudança com a família para Lisboa, com apenas dois anos, o local de nascimento seria uma marca constante ao longo da sua vida, como referiria em 1998, aos 76 anos, no discurso perante a Academia Sueca pela atribuição do Nobel da Literatura.

José Saramago, Prémio Nobel da Literatura de 1998, tinha 87 anos e era casado com Pilar del Río há mais de 20 anos. 
 

Siga a Nova Gente no Instagram