Nacional
José Raposo

Avô na vida real, recusa fazer este papel na novela. Eis o porquê

Sex, 14/06/2019 - 22:19

José Raposo faz um elogio rasgado à ex-mulher, Maria João Abreu, e explica o porquê de recusar fazer o papel de avô

José Raposo, de 56 anos, faz parte do elenco de Golpe de Sorte, da SIC, a série que tem líder de audiências no horário nobre da televisão. O ator está orgulhoso por fazer parte desta equipa «arrebatadora» e, em conversa com o site da Nova Gente, confessou «não estar surpreendido» com o sucesso que o mesmo alcançou entre os portugueses.

Para o ator, que iniciou a sua carreira em televisão em 1988 em Canto Alegre, da RTP1, esta inovação já deveria ter sido feita há muito tempo. Relembra que as produtoras de ficção começaram a «fantasiar-se demasiado» em vez de optarem por uma «realidade portuguesa».

«É óbvio que as pessoas se identificam e o êxito disto [da série Golpe de Sorte] é a prova de que as pessoas querem [este tipo de trabalho]. E no fundo é a coisa mais simples do mundo. É ser-se simples. Não há grande justificação. Acho que se estava a fazer uma coisa que não tinha nada a haver connosco. Por isso é que este êxito não me surpreendeu», conta.

«A Maria João Abreu está a provar agora que é uma atriz extraordinária»

José Raposo contracena com a ex-mulher Maria João Abreu, protagonista da série Golpe de Sorte.  Segundo o ator, o ex-casal nunca se deixou de reencontrar nos palcos, mesmo depois de terem se divorciado há mais de 11 anos. Ainda assim, admite que o fato de fazerem teatro, nomeadamente revista, faz com que a atribuição de papéis seja significativa.

«Tenho aqui um carimbo bem marcado que sou revisteiro. Claro que entretanto fui por outros caminhos. Já fiz cinema mas... tenho esse carimbo. Conotaram os atores de revista como atores menores. A Maria João [Abreu] também o tem. Está a provar agora que é uma atriz extraordinária. É a prova de que um ator é um ator. Ou é bom ou não. Ponto final. Não é por ser cómico ou de revista que é pior», revela José Raposo acrescentando que chegou a ser rejeitado por esse motivo.

«Convidaram-me para fazer o papel de avô. E eu disse que não»

O ator admite ter sido convido para fazer parte de uma novela, ainda em exibição, mas acabou por recusar o convite. Tudo por causa do papel atribuído. «Convidaram-me para fazer o papel de avô. E eu disse que não. Era uma coisa que eu não sabia dizer. Já começo a aprender. Ser avô de uma pessoa que tinha menos dez anos do que eu», relembra.

O recém-papá confessa não perceber o porquê de «não quererem velhos em televisão» e mostra-se indignado com as produtoras. «Não querem ser velho, não sei porquê. Deve ser o único país do mundo que não põe velhos a trabalhar», diz ator que chegou a indicar cerca de dez nomes para fazer o papel. «Fui-me lembrando de nomes e disse. Grande atores que não estão a fazer nada e podem fazer de avô».

José Raposo refere ainda o motivo pelo qual não escolhem estas pessoas: «Acham que os velhos não dão audiências. A [Maria] João [Abreu] foi protagonista do Golpe de Sorte só porque o Daniel Oliveira decidiu. Nunca na vida dariam protagonismo a uma pessoa de cinquenta anos», completa.

Texto: Márcia Alves; Fotos: Zito Colaço

 

Siga a Nova Gente no Instagram