Nacional
José Luís Gonçalves

O estado «vegetativo e irreversível» do toureiro | EXCLUSIVO

Qui, 20/02/2020 - 20:50

A Nova Gente falou com um amigo de José Luís Gonçalves sobre o atual estado de saúde, após sete anos do acidente no Dança com as Estrelas.

Quando se fala em Dança com as Estrelas, poucos são aqueles que não se recordam do grave acidente que José Luís Gonçalves sofreu, momentos antes da grande estreia do programa na TVI, a 28 de julho de 2013. Na altura, o formato iniciava a sua primeira edição, conduzida por Cristina Ferreira, e o toureiro era um dos concorrentes. Mas esse dia ficou marcado para sempre na memória de quem assistiu à queda que o deixou, até hoje, acamado.

A ausência de um corrimão na escadaria que dava acesso ao palco principal levou Zé Luís, como habitualmente é tratado, a cair de uma altura de três metros, ao ser encandeado pelos holofotes do estúdio. O concorrente sofreu um traumatismo cranioencefálico grave que o deixou em coma e incapacitado. Desde então, o toureiro foi submetido a, pelo menos, sete operações. 

Já passaram sete anos e o estado de saúde do toureiro mantém-se delicado. A Nova Gente falou com um amigo seu de longa data, João Queiroz, que, a muito custo, revela que as notícias não são as melhores.

«É uma situação complicada... Mesmo que haja melhoras, são tão ínfimas que...», começa por dizer, sem conseguir terminar a frase. «De vez em quando vou lá vê-lo. Há dias em que conhece as pessoas, há outros dias que não conhece, depende...»

Amigos há muitos anos, João fala com alguma revolta sobre as notícias das alegadas melhorias que têm sido avançadas na Imprensa cada vez que estreia mais um Dança com as Estrelas. «Só saem mentiras, escrevem que está melhor, que já abre os olhos, que já disse 'olá'... Ele está numa situação complicadíssima há sete anos. Eu não diria que está um vegetal, porque, por vezes, tem algumas reações. Às vezes reconhece as pessoas, outras vezes não reconhece... Enfim, é mau...», lamenta aquele que não se conforma, nem ele nem a família.

«Não é uma questão de me conformar, é uma questão de aceitar. A situação é esta e não há nada a fazer. Penso que é irreversível. É esperar que as coisas evoluam de forma natural...»

O apoio total da mulher

Desde que sofreu o acidente na primeira edição do programa Dança com as Estrelas que José Luís Gonçalves tem permanecido internado na Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto, na Aldeia de Juzo, em Cascais. A mulher, Isabel Gomes, abdicou da sua vida para estar ao lado do marido.

«Ela vai visitá-lo praticamente todos os dias, é incansável, mas é de poucas falas. O assunto ali é tabu, quer de médicos, enfermeiros ou funcionários. Quase ninguém fala dele, mas toda a gente sabe que a situação é grave», conta-nos um familiar de uma paciente da unidade hospitalar.

 

Texto: Filipa Rosa; Fotos: Impala

Siga a Nova Gente no Instagram