Jorge Silva Melo morreu nesta segunda-feira, 14 de março, aos 73 anos. O ator sofria de uma doença oncológica há vários anos e a notícia foi avançada pela companhia Artistas Unidos, que dirigia.
Jorge Silva Melo, que era também encenador, escritor, realizador e tradutor, teve uma carreira muito ligada ao teatro e foi um dos cofundadores do Teatro da Cornucópia, em 1973.
Nas redes sociais, multiplicam-se as homenagens ao ator. “Jorge Silva Melo não era apenas um dos encenadores mais emblemáticos e dinâmicos do teatro português; foi, a par disso, ator, dramaturgo, cineasta, professor, crítico, cronista, memorialista, bem como um homem politicamente empenhado e um descobridor de talentos e congregador de vontades”, escreveu Marcelo Rebelo de Sousa no site da Presidência.
"Obrigado, Jorge Silva Melo. Obrigado"
“Deixou-nos, em diversos registos, a crónica de duas gerações, a sua e a dos atores que tanto amava; um acervo de monografias filmadas sobre artistas portugueses; e um longo trabalho sobre o teatro contemporâneo, que encenou, traduziu e editou”, disse ainda o Presidente da República.
O ator Miguel Costa também se despediu na sua conta de Instagram: “Obrigado, Jorge Silva Melo. Obrigado”. Já Alexandra Lencastre questionou: “E agora, Jorge…?. Diogo Infante, Ângela Pinto, Isabel Abreu, João Reis, Maria Rueff e Sofia Nicholson, entre muitos outros, também manifestaram o seu pesar pela morte do ator.
Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Impala
Siga a Nova Gente no Instagram