Nacional
Jorge Jesus

Emocionado no lançamento da sua biografia no Brasil

Qua, 11/12/2019 - 23:00

Jorge Jesus apresentou a sua biografia esta terça-feira no Brasil. O técnio não escondeu a emoção sentida e encantou todos os presentes.

Sem dúvida que Jorge Jesus passou a ser um ídolo para os brasileiros. É um dos nomes mais populares no país e não é à toa que foi distinguido como Cidadão Carioca. Não existe quem não fique rendido à simpatia e à forma de ser simples do técnico português, que encanta todos dentro e fora do campo. 

Se há algo que prova o nível de popularidade do técnico português no Brasil é o lançamento do livro do autor português Rui Pedro Braz, Mister Jesus – 30 Anos de uma Carreira Ímpar, no Consulado Geral de Portugal, no Rio de Janeiro (as receitas das vendas do livro serão doadas ao Inca – hospital referência no tratamento do cancro no Brasil). A Nova Gente esteve presente e acompanhou tudo de perto, numa tarde considerada especial. 

Com a sala bem cheia, Jesus chegou e fez questão de falar com muitos dos presentes, entre amigos, jogadores e figuras públicas, como o ator Ricardo Pereira. Surpreendido com a quantidade de convidados, o português cumprimentou diversas pessoas, beijou e abraçou, sempre acompanhado por um leve sorriso no rosto. Bom de conversa, simpático, atendeu os fãs – muitos com livros e alguns com camisolas da seleção Portuguesa e do Flamengo: tirou fotos, selfies, vídeos e, de seguida, rumou para o local onde teve lugar uma pequena homenagem. 

Ao lado de um grande ecrã, de Ricardo Pereira – apresentador do evento – e do autor Rui Pedro, Mister (como é carinhosamente chamado pelos brasileiros) assistiu a um vídeo sobre a sua visita à ala infantil do Inca. Jorge Jesus emocionou-se com as imagens e falou da felicidade que é participar num projeto tão especial. «Todas as receitas do livro serão encaminhadas ao Inca. Também quero agradecer todo o carinho, amor e paixão dos profissionais do Inca... (para de falar, emociona-se e controla-se para não ir às lágrimas). Eu tive a oportunidade de falar com os pais daquelas crianças, sempre com um sorriso nos lábios. É ali que aprendemos o que é, verdadeiramente, a vida. O valorizarmos as coisas simples, que nem sequer notamos. A minha intenção foi a de ajudar o Inca e a de dar uma contribuição que melhore a vida deles amanhã», resumiu.  

E ainda disse: «Agradeço a oportunidade de lançar este livro no Consulado Geral de Portugal, um sítio tão bonito, e que qualquer português teria orgulho. Espero que estas imagens cheguem a Portugal, e que lá vejam o quanto é bonito este local. Quero agradecer à minha equipa técnica e aos meus jogadores aqui presentes (Diego e Diego Alves)».

Futuro incerto

Sobre o novo capítulo do livro para 2020, o da possibilidade de continuar ou não à frente do Flamengo, Jesus brincou e disse não saber o que pode acontecer. «É outro ciclo desportivo. Nós, treinadores, trabalhamos com ciclos em função de objetivos e sonhos. Depois do Mundial será outra realidade, outros objetivos na tentativa de conquistas. Onde e como, eu não sei (risos)», afirmou. 

Feliz da vida com o resultado do livro, o técnico português frisou que até então nunca tinha feito uma biografia . «A primeira vez que aceitei o lançamento de uma biografia minha foi no Brasil, nunca fiz isso em Portugal. Desta vez aceitei porque se reuniram vários fatores para que isso acontecesse. Estou a ser acarinhado por uma claque como a do Flamengo. E se eu tiver que tomar uma decisão, irei sempre ponderar porque isso vai ter muita influência na minha decisão».

Sentindo-se em casa no Rio de Janeiro, Jorge Jesus diz que a adaptação ao país foi mais fácil do que esperava. «Não poderia ter sido melhor esta adaptação ao Rio. Tem sido mais fácil do que eu  estava à espera. As manifestações de carinho tornaram tudo mais fácil, rápido. É bom valorizar todo esse carinho e as conquistas do Flamengo e dos fãs, que são fantásticos. Recebo tantas manifestações de carinho que, às vezes, até me arrepio», entrega. 

Ricardo Pereira, que está no Brasil a dar vida a Almeida, na novela «Éramos Seis», conseguiu algum tempo fora dos horários de gravações para comparecer ao evento e prestigiar o técnico português. «Quando me chamaram para a apresentação desse livro, senti-me honrado. Tenho encontrado muito o Jesus aqui no Rio, partilhado momentos com ele e isso deixa-me muito feliz. Estar no lançamento de um livro que mostra que nem tudo é futebol, que existe a vida além de um técnico, muito bem-sucedido, mas com um lado humano muito forte, é maravilhoso», contou. 

Jorge Jesus é um sucesso por onde passa pelo Brasil e Ricardo atribuiu a essa popularidade à forma de ser genuína de Jesus. «Ele é encantador, genuíno, mesmo nas suas opiniões e acho que isso faz com que as pessoas o queiram conhecer melhor. O Jesus tem um carisma enorme e isso misturado com o lado genuíno é o que agrega e desperta esse interesse nas pessoas», disse. 

O livro lançado pela editora AllBook conta a história da infância, juventude, carreira e um pouco da vida pessoal do técnico Jorge Jesus. «Tem um pouco de tudo este livro. Ao lerem, as pessoas vão emocionar-se. Vão descobrir o grande ser humano que ele é», contou o autor. 

Texto: Márcio Gomes; Fotos: @jumpdigitalmarketing e @suflorentinophotography

Siga a Nova Gente no Instagram