Nacional
João Soares

Reage à polémica com uma decisão radical

Sex, 08/04/2016 - 15:00

E a história acaba aqui.

"Torno público que apresentei esta manhã ao senhor primeiro-ministro, António Costa, a minha demissão do XXI Governo Constitucional. Faço-o por razões que têm a ver com a minha profunda solidariedade com o Governo e o primeiro-ministro, e o seu projeto político de esquerda", afirmou hoje João Soares... O Primeiro-Ministro aceitou esta decisão e prometeu apresentar uns substituto para a pasta nos próximos dias.

A demissão surge na sequência da polémica criada pelo facto de Soares ter prometido umas bofetadas a Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente, pelas críticas que dirigiram ao ministro nas páginas do jornal Público. Entre outras coisas, Soares disse: "Em 1999 prometi-lhe publicamente um par de bofetadas. Foi uma promessa que ainda não pude cumprir. Não me cruzei com a personagem, Augusto M. Seabra, ao longo de todos estes anos. Mas continuo a esperar ter essa sorte."

Em reacção, António Costa criticou publicamente Soares (apesar de o defender internamente numa reunião do Partido Socialista) e falou na necessidade de serem cumpridas as regras de conduta política por parte dos ministros.

Siga a Nova Gente no Instagram