Nacional Ver Video
João Ricardo

Três meses após a morte, é lançado o livro que escreveu em vida

Sex, 09/02/2018 - 20:01

O ator escreveu o livro antes de morrer. A obra vai ser apresentada pelo filho e revela histórias surpreendentes.

Antes de morrer, João Ricardo escreveu um livro de memórias. «Dias que (não) contam» chega agora às livrarias, a partir de 13 de fevereiro, três meses após a fatídica morte do ator, causada por um tumor no cérebro.

A apresentação da obra está marcada para o dia 22 de fevereiro e será apresentada pelo filho de João Ricardo, Rodrigo, de 12 anos de idade.

O ator morreu no dia 23 de novembro de 2017, aos 58 anos. E esteve dedicado a este livro até ao dia em que perdeu a batalha contra o cancro. Nele, João Ricardo faz revelações surpreendentes sobre a sua infância e adolescência. Fala das saudades que sentiu da sua mãe, Maria Eugénia, que vê «quatro ou cinco vezes até aos 20 anos».

As revelações impressionantes

«Tinha 4 anos quando os meus pais se separaram (…) Depois da separação passei a viver apenas com o meu pai, a minha mãe praticamente desapareceu da minha vida. Cresci sem o colo dela, sem os afetos femininos de uma lindíssima, das mais bonitas que conheci. Sentia necessidade de vê-la, uma necessidade física, quase genética, e a simples ideia de o poder fazer era uma aventura», escreveu na obra publicada pela editora Oficina do Livro.

Na biografia, João Ricardo lembra, ainda, a vida difícil que teve. Conta que aos 9 anos o pai obrigou-o a trabalhar numa fábrica de caixas, depois numa pastelaria e, aos 12 anos, era ajudante de motorista. Ainda ajudou nas obras na construção das Amoreiras. «Era um adolescente de 16 anos, frustrado, magoado, carente, vazio», desabafa.

Também fala sobre o período que foi sem-abrigo, mas recusa que tenha sido um «coitado».

A biografia vai ser apresentada a 22 de fevereiro, às 18h30, no Bar do Teatro A Barraca, pelo filho, Rodrigo Ricardo, em conjunto com os atores Paulo Oom Custódia Gallego. Na Wook, o livro já está disponível para pré-venda. Custa 13,90€.

Fotos: Impala

Siga a Nova Gente no Instagram