Nacional
João Moura

Há 17 galgos em segurança, mas ainda se encontram dezenas na herdade

Seg, 24/02/2020 - 20:11

Na herdade de João Moura em Monforte, Alentejo, ainda estão 23 galgos. Os 18 animais resgatados estavam em muito mau estado de saúde – morreu um, entretanto – e já foram distribuídos por duas associação e um particular

Na herdade de João Moura em Monforte, Alentejo, ainda estão 23 galgos. De acordo com o Diário de Notícias, a situação das duas dezenas de animais não resgatados continua a ser avaliada. A associação SOS Animal está ciente da presença dos animais, depois de já terem sido resgatados 18 galgos. 

Os 18 animais estavam em muito mau estado de saúde  – morreu um, entretanto – e já foram distribuídos por duas associação e um particular. Na quarta-feira de manhã, dia 19 de fevereiro, quando foi à quinta, a GNR considerou que não havia condições para estes animais permanecerem na propriedade.

«Queremos que as pessoas repensem a forma como diferenciam os animais» 

A SOS Animal quer que as autoridades fiscalizem os outros animais que estão na herdade de João Moura e, caso necessário, sejam apreendidos os que possam estar em risco. O cavaleiro tauromáquico foi detido na quarta-feira, 19 de fevereiro, por suspeitas de maus-tratos. Presente a tribunal nesse dia, João Moura foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.

«Queremos que as pessoas repensem a forma como diferenciam os animais.» Em comunicado, a presidente da SOS Animal, Rita Silva, exige que seja feita uma fiscalização aos animais que continuam na herdade de João Moura, situada em Monforte, distrito de Portalegre, e que quem denunciou a situação entre em contacto com a organização.

Leia o comunicado no Portal de Notícias Impala

«Cheguei a ver o João a dar bifes da vazia»

No seguimento da notícias, Filipa Telles de Carvalho, ex-mulher de João Moura, terá recorrido ao Facebook para defender o pai dos filhos e esclarecer que a investigação levada a cabo pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR não partiu de uma queixa sua.

Dado que João Moura é acusado de maus-tratos aos cães de raça galgo inglês, na nota que terá divulgado nas redes sociais, Filipa afirma que nunca presenciou tais atitudes e até chegou a ver o ex-marido a dar «bifes da vazia» a uma das cadelas de competição. 

«Nunca, mas nunca, em todo o tempo que vivi com o João lhe vi tomar alguma atitude de maus-tratos, bem pelo contrário, se possível até passa o dia todo com eles. Tem os seus defeitos como todos nós temos, só uma pessoa que não se olhe ao espelho, e não veja que tem defeitos, será completamente estúpida em admiti-lo! Tendo isto em conta, e para conhecimento geral, cheguei a ver o João a dar à "Ajera", cadela que foi Campeã de Espanha, bifes da vazia (proteína) só para a menina estar bem para o campeonato!»

Texto: Marta Amorim e Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram