Nacional
João Baião

Regressa aos palcos: “Só se fosse inconsciente é que não estaria nervoso” EXCLUSIVO

Qui, 02/06/2022 - 09:40

João Baião, que tem percorrido o País com a peça "Monólogos da Vacina", confessa à NOVA GENTE que não tem um único dia de folga, mas não se importa, porque trabalha com prazer.

João Baião, de 58 anos, continua a ser questionado pela sua energia contagiante que parece inesgotável. Numa entrevista à NOVA GENTE, o apresentador do programa "Casa Feliz", da SIC, fala do seu regresso ao teatro com a peça "Monólogos da Vacina", do misto de emoções que sente sempre que sobe a um palco, pela alegria e nervosismo, da paixão pela representação e apresentação, e da eterna amiga Maria João Abreu. Sobre o excesso de trabalho e a falta de descanso, o artista é pragmático.

“Neste momento, não tenho um único dia de folga, aproveito algumas tardes para descansar, mas quando se ama o que se faz, quando se trabalha com paixão e com pessoas maravilhosas, o cansaço é relativo… Tudo se consegue conciliar!”, diz João Baião.

João, como foi abraçar este projeto?
Voltar ao teatro e em digressão foi uma ideia que surgiu antes da pandemia. Inicialmente era uma comédia musical com quatro atores, mas depois o Mundo parou e, quando isto começou a aliviar e voltámos ao trabalho, achei que aquela ideia já não fazia sentido. Pensei: já que tenho a possibilidade de voltar ao palco, que seja uma coisa com música, com cinco atores, oito bailarinos… E num mês e 23 dias preparámos este espetáculo, apesar da pouca disponibilidade. O nome original da peça foi uma brincadeira, pegando em Monólogos da Vagina, que já existe há muitos anos e já teve vários elencos… Até surgiu através da personagem Maria Odete. É um espetáculo entre o musical e a revista, comédia… E tem sido fantástico até agora.

Qual tem sido a reação do público?
A reação está para lá do que estava à espera. Quando preparamos um espetáculo, um original que sabemos que não foi testado, ficamos sempre na dúvida para saber se as pessoas vão gostar ou não, se a escrita tem graça…

Leia mais na revista que já está nas bancas.

Texto: Filipa Rosa

Siga a Nova Gente no Instagram