Nacional
Joana Seixas

Acusa o mesmo "diretor" que Sofia Arruda denunciou por assédio sexual

Qua, 12/05/2021 - 16:00

Joana Seixas diz ter sido assediada pelo mesmo homem influente da televisão que Sofia Arruda denunciou no programa "Alta Definição", da SIC. A atriz conta como tudo terá acontecido.

Joana Seixas diz ter sido alvo de assédio sexual pelo mesmo "diretor" que Sofia Arruda denunciou no programa "Alta Definição", da SIC. A atriz, hoje com 44 anos, conta como terá acontecido a investida do homem em causa, logo após o seu divórcio com o assistente de realização Pedro Brandão

A artista contou ao jornal Expresso, que foi assediada sexualmente no trabalho por parte de uma pessoa com muito poder dentro de uma estação de televisão. Por "um diretor de ficção de um canal televisivo” que o jornal aponta como sendo o mesmo homem denunciado por Sofia Arruda.

Esse homem terá tentado promover um encontro entre a atriz e um “famoso ator brasileiro” através do número direto da atriz, dado sem a sua autorização. “E chegaram a tentar combinar um encontro comigo num lobby de hotel, ao qual eu não cedi. Travei todos os avanços e os discursos diretos e inoportunos que me chegaram a fazer, que não davam espaço para dúvidas quanto ao propósito de ambos", recordou.

"Eles acharam que poderia ser uma presa fácil porque tinha acabado de me divorciar", afirmou.

Sofia Arruda foi afastada da TV por recusar favores sexuais

Sofia Arruda contou a Daniel Oliveira, no programa "Alta Definição", na SIC, que foi vítima de assédio por uma pessoa de grande poder na televisão. E que por ter recusado, ficou vários anos sem trabalhar naquele canal. 

“Eu sabia que não estava a ser escolhida devido a uma aproximação de uma pessoa com muito poder dentro de uma estação de televisão, dentro de uma produtora, que queria uma atenção que não era profissional. Tentou que houvesse ali mais alguma coisa e, no início, eu não percebi. Achei que era uma questão profissional porque a primeira abordagem foi de um almoço, para falar sobre um projeto. Nunca chegou a acontecer e ainda bem”, contou, explicando que essa aproximação era muito insinuante. “Era uma mão, num cumprimento, que ficava num sítio que não era suposto ou um beijo, num cumprimento, que me deixava constrangida”.

Sofia Arruda: “Agarrou-me no braço e disse: 'então nunca mais vais trabalhar aqui'”
Ainda tentou relativizar a situação por achar que poderia estar perante uma pessoa mais afetuosa, mas as suas dúvidas dissiparam-se quando a pessoa “passou para intervenções mais diretas”. Foi obrigada a esclarecer a situação e a dizer que só estava interessada em manter uma relação estritamente profissional.

Dias depois, durante as gravações da novela, essa pessoa entrou na sala de maquilhagem e a sua vida mudou. “Agarrou-me no braço e disse: ‘É a tua última decisão?’, eu disse sim, e ele respondeu-me: ‘Então, nunca mais vais trabalhar aqui”, conta Sofia. “Não sei quanto tempo fiquei na cadeira da maquilhagem… Sei que a maquilhadora teve de maquilhar-me o braço porque estava marcada”.

Texto: Inês Neves; Fotos:reprodução Instagram

 

Siga a Nova Gente no Instagram