Nacional
Joana Latino

Arrasada após crítica aos artistas portugueses: «Ela é só...idiota!»

Ter, 19/05/2020 - 13:00

Joana Latino acusou os artistas portugueses de não se mexerem para trabalhar durante a pandemia, dando como exemplo Bruno Nogueira. Muitos foram os que não gostaram do comentário e, de imediato, arrasaram a comentadora.

Joana Latino está, mais uma vez, no centro das polémicas após ter feito um comentário durante a emissão do Passadeira Vermelha desta segunda-feira, 18 de maio, que desagradou a muitos artistas portugueses. 

Um dos assuntos do programa da SIC foi o fenómeno de sucesso Como é Que o Bicho Mexe, de Bruno Nogueira, que reuniu no último episódio cerca de 170 mil espectadores e que contou com a participação de Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez. Foi precisamente ao comentar este tema que Joana Latino elogiou o trabalho do humorista, acabando por fazer duras críticas a outros artistas portugueses. 

«Os artistas em vez de fazerem tantos discursos miserabilistas, catastrofistas e de autocomiseração, deviam mexer-se. E um série desses artistas continuam a não se mexer e se calhar deviam olhar para este exemplo, desta equipa que teve uma trabalheira durante dois meses. Fizeram o inimaginável que foi transformar a adversidade na melhor coisa possível. Isto foi bombástico. Isto é que é ter amor à profissão e ter sentido de responsabilidade e de utilidade», afirmou. 

«Miserável é a tua incapacidade real de ver, de empatizar e de procurar saber»

Este comentário não caiu bem a muito artistas que, de imediato, deram a conhecer o seu desagrado e opinião. O realizador Vicente Alves do Ó foi um dos primeiros a tecer duras críticas à jornalista, chegando mesmo a dizer que a opinião dada pela mesma é «miserável».

«Joana, a diferença entre os diretos do Bruno, Markl e companhia e uma companhia de actores da Covilhã é e continua a ser sempre a mesma: sentido de oportunidade, centralismo e mediatismo. O Bruno cresceu na televisão. Todos nós acompanhamos a sua carreira desde a piada "do senhor do bolo". O Bruno tem construído o seu protagonismo entre a televisão, teatro e a rádio. O Bruno, que até podia estar quieto, preferiu fazer isto porque sim e porque pode. Não porque tenha que desesperamente passar uma ideia de necessidade. Deu-lhe na real Gana e ainda bem que assim foi. Mas não menorizes todos os outros que não são conhecidos, que fazem um live para 4 pessoas e que ao ficar em casa com os teatros fechados não tem como comprar comida. Miserável é a tua incapacidade real de ver, de empatizar e de procurar saber. Miserável é nestes momentos em que dás a "tua opinião", perderes a característica mais interessante da tua profissão: curiosidade e verificação de factos», afirmou numa publicação feita no Facebook.

Entretanto, também os atores Ana Bola e Hugo Sequeira exprimiram o seu descontentamento. «Ser estúpido pode ser tanto uma condição, como uma opção, obviamente. (em qualquer dos casos a verdadeira questão que se coloca é como é que coisas neste nível de gravidade de ofensa da tasca acontecem num programa televisivo..que também é uma tasca», disse o ator.

Wanda Stuart reagiu de seguida: «Ela é só...idiota!». O ator e encenador Martim Pedroso pediu para alguém calar Joana Latino: «Mas não há uma santa alma que cale esta aventesma? Porque é que os ignorantes falam sempre do que não sabem com ar de quem percebe imenso?».

Texto: Inês Marques Fernandes; Fotos: Instagram

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas

Siga a Nova Gente no Instagram