Nacional
Joana Cardoso

O rosto da vitória

Sex, 07/05/2010 - 19:29

Tinha 25 anos e cancro da mama. Após o choque inicial levantou os olhos, agarrou-se à vida e venceu a doença. Aos 27, Joana está curada, feliz e é vista como um verdadeiro exemplo de coragem.


Os primeiros raios de sol de Abril de 2008 não aqueceram os dias nem brilharam no céu de Joana de Sousa Cardoso. Tinha 25 anos e cancro da mama. Após o choque inicial, típico de quem descobre uma verdade tão cruel.

A luta demorou um ano e meio mas foi Joana quem saiu vencedora do campo de batalha. Doze sessões de quimioterapia, outras tantas de radioterapia, uma mastectomia na mama direita e uma tauroctomia foram as armas médicas que a arquitecta usou na guerra contra o cancro. As motivações? O amor pela vida, por ela mesma, por Mico da Câmara Pereira e pelo filho de ambos, Afonso de seis anos. O apoio dos amigos e dos restantes elementos da família também contribuíram para Joana mantêr o sorriso na cara.


Quando o cabelo lhe começou a cair, efeito da quimioterapia, Joana decidiu cortá-lo. Nunca tinha tido o cabelo tão curto. Durante um ano e meio usou lenços na cabeça e sem se aperceber acabou por criar uma tendência. Durante o período mais escuro da sua vida, nunca se isolou, nunca deixou de estudar (na altura estava a terminar o mestrado em arquitectura) e continuou a aparecer publicamente em eventos na companhia do noivo. O sorriso na cara foi uma constante e sempre falou abertamente da sua situação médica, até porque sabe que é uma doença que afecta milhares de mulheres no nosso país.


Aos 27 anos, vive uma bonita história de amor com o músico Mico da Câmara Pereira, de 46. Aliam a amizade com o amor e têm um filho comum. A doença de Joana foi para o casal uma prova de fogo, tal como Mico afirmou recentemente numa entrevista. Uniram-se ainda mais e agora querem casar para “celebrar a vida”. Casam em Setembro.


Até 2014 a bonita arquitecta terá que fazer um tratamento hormonal, porque o tumor era hormonodependente, e quando estiver livre deste tratamento quer voltar a ser mãe. Joana de Sousa Cardoso é um dos rostos da vitória contra o cancro, uma mulher alegre, descomplexada, feliz.
 

Siga a Nova Gente no Instagram