Nacional
Joana Barrios

Lavada em lágrimas ao ouvir testemunho sobre racismo: «É uma coisa que me revolta profundamente»

Ter, 09/06/2020 - 19:40

Joana Barrios não conteve as lágrimas depois de ouvir o testemunho de Weza Silva e Luís Costa Branco, apanhando Cristina Ferreira desprevenida.

Cristina Ferreira recebeu no seu programa desta manhã de terça-feira, 9 de junho, o jornalista Luís Costa Branco, a mulher Weza Silva, e os filhos Chloé, de cinco anos, e Kendi, de oito. O testemunho que o casal deu sobre o racismo emocionou Joana Barrios, que em estúdio surpreendeu a apresentadora ao desabar em lágrimas.

«Não consigo perceber como é que em 2020 ainda tem de se protestar contra isto. É uma coisa que me revolta profundamente», disse a cozinheira. «Eu vivi dentro de um sítio que me ensinou exatamente aquilo que hoje se continua a contestar. Quando cheguei à idade adulta e percebi que continua assim… (…) A maior parte das pessoas nega acessos, nega possibilidades, discrimina, cria distância… É muito bizarro, muito estranho», desabafou.

Cristina Ferreira aproveitou para deixar uma mensagem sobre a importância da sua luta contra todos os tipos de preconceito. «Acho que só assim conseguimos evoluir e viver de uma forma plena. É só uma questão de pigmentação [no que toca à cor da pele e ao racismo] e em outros casos é só uma questão de escolha»,  afirmou.

«Cada um de nós tem direito a ser o que entender, desde que não interfira na vida dos outros, desde que não magoe os outros», terminou a anfitriã.

«Irritei-me e tive que protestar na escola»

 Os filhos de Luís e Weza frequentam um colégio privado mas nem isso os livrou de sofrerem de racismo, algo que deixou Luís Costa Branco surpreendido uma vez que acreditava que o facto dos colegas terem pais que, à partida, têm alguma formação superior e poder económico que lhes permite viajar e contactar com outras culturas, poderia ajudar. Mas não foi o que não aconteceu.

«Irritei-me e tive que protestar na escola. O Kendi teve que lidar com este tipo de coisas e isso indignou-me e à Weza também», explicou o jornalista. Weza completou a frase do marido explicando, de seguida, que na altura em que o filho tinha quatro anos havia um menino na escola que se recusava a brincar a brincar com ele: «Não quero brincar com ele porque ele é preto», dizia a criança.

Durante a conversa, Weza, que se tem focado bastante no mundo digital, revelou também que existem marcas que se recusam a trabalhar com ela, baseando-se apenas na cor da sua pele.

Texto: Ana Filipe Silveira com Inês Marques Fernandes; Fotos: DR e Instagram

 

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . .

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 - Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Siga a Nova Gente no Instagram