Nacional
Jessica Athayde

Desfruta de ‘escapadinha’ com filho. Conheça as medidas para viajar até aos Açores

Ter, 02/03/2021 - 16:00

Após Jessica Athayde ter sido criticada por viajar até aos Açores com o filho, Oliver, conheça todas as medidas para se deslocar ao paraíso açoriano em plena pandemia de covid-19.

Jessica Athayde está a passar uns dias na ilha de São Miguel, Açores, com o filho Oliver. A atriz recebeu uma chuva de críticas por ter viajado durante o período de confinamento e levantou polémica nas redes sociais. 
 
A ex-companheira de Diogo Amaral terá cumprido todos os requisitos exigidos pelo Governo para deslocar-se ao arquipélago açoriano. Conheça os procedimentos assinalados pelo Serviço Nacional de Sáude. 

Vou viajar para os Açores o que devo ter conta?

 
Todos os passageiros com destino ao arquipélago dos Açores deverão cumprir todas as medidas nomeadamente:
manter o distanciamento social em todas as áreas do aeroporto
uso obrigatório de máscara no avião e no aeroporto
lavagem das mãos com água e sabão ou desinfetante à base de álcool
apresentar teste negativo para a COVID-19, realizado nas 72 horas antes do embarque, em laboratórios certificados pelas autoridades nacionais ou internacionais.
Se viajar sem ter realizado o teste COVID-19 terá de cumprir uma das seguintes opções:
1. realizar o teste à chegada e ficar em isolamento profilático até ser informado do resultado
2. realizar quarentena voluntária por um período de 14 dias em hotel indicado para o efeito
3. regressar ao destino de origem ou deslocar-se para qualquer destino fora da região, cumprindo, até à hora do voo, isolamento profilático em hotel indicado para o efeito
 

E se pretender viajar para outra ilha do arquipélago dos Açores?

Os passageiros provenientes do exterior dos Açores e que pretendam deslocar-se para uma outra ilha, devem:
comunicar essa intenção, à chegada, à autoridade de saúde, através do preenchimento de declaração para o efeito
deslocar-se para o destino final outra ilha, caso realizem teste de despiste à COVID-19, à chegada à região, e após o conhecimento de resultado negativo
deslocar-se para o destino final outra ilha, caso apresentem um teste de despiste prévio negativo
 

Jessica Athayde responde a críticas

 
A atriz, que voltou recentemente à representação, partilhou uma foto no hotel Terra Nostra, nas Furnas, num ambiente descontraído, e as críticas não se fizeram esperar. “Fizemos lindamente o voo para Ponta Delgada, até porque foi a dormir a maior parte do caminho, já não tenho braço para aguentar este leitão”, brincou a ex-companheira de Diogo Amaral, contando um contratempo que tiveram durante a viagem do aeroporto para o parque. “Vomitou o carro todo a caminho do hotel cheguei ao quarto, despi a criança, vesti um fato de banho (que vou acreditar que encolheu) e aqui está … o meu pudim em relax”, legendou na imagem em que surge dentro de água com o pequeno Oliver.
 
Após esta publicação, os fãs que a seguem no Instagram não perdoaram o facto de Jessica Athayde ter viajado num período em que o país está em confinamento devido à pandemia da covid-19. “Até se pode viajar… embora estejamos em confinamento, mas publicar as imagens??? Sabendo que somos influencers, não me parece que seja, de todo, uma atitude com bom senso. E é por falta de bom senso que estamos como estamos”, afirmou uma seguidora. Sem perder muito tempo na resposta, Jessica reagiu: “Leia as regras. Nada é ilegal sobre viajar aos Açores ou à madeira”.
 
No entanto, a senhora quis esclarecer: “Se reparar no que escrevi, não falei de proibições, só de bom senso. Não podemos mudar de concelho, mas podemos viajar para a Madeira ou Açores”. A esta ‘voz’ juntaram-se outras: “Não há confinamento nas ilhas mas há proibição de saída de concelho, certo? Logo não poderia sair do concelho onde habita!”; “Esperemos que todos não tenham a mesma ideia”; “Já que não dá o exemplo ao menos não influencie os outros a incumprir nem passe a ideia de que afinal a pandemia já passou e que até podemos ir de férias”.
 
Serena, a atriz regressa a um local onde esteve há mais de uma década. “A última vez que estive cá foi a filmar Ilha dos Amores, que bom regressar depois de mais de 10 anos com o meu filho”, afirmou, Jessica que, algumas horas após esta ‘polémica’, partilhou nova foto de Oliver e voltou a abordar o assunto: “Fico genuinamente feliz quando vejo pessoas de quem gosto bem e de sorriso na cara. Amores, a minha vinda até aos Açores está bem dentro da legalidade, tive de fazer um teste antes de vir e há um controlo muito bem organizado à chegada de Ponta Delgada. A viagem já estava marcada e felizmente não tive de alterar, mas cumprindo sempre tudo o que nos é pedido. Fiquem felizes”.
 
Texto: Carolina Sousa e Carla S. Rodrigues Fotos: redes sociais

 

 

Siga a Nova Gente no Instagram