Internacional
Jair Bolsonaro

Reviravolta nos testes ao coronavírus. Afinal, resultado é negativo

Sex, 13/03/2020 - 15:07

O primeiro teste que o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, fez esta quinta-feira, 12 de março, deu positivo.

Jair Bolsonaro, Presidente brasileiro, foi submetido ao teste da Covid-19 esta quinta-feira, 12 de março. O primeiro teste deu positivo, de acordo com o jornal O Dia, que cita «fontes directas» do Palácio do Planalto.

No mesmo dia em que fez o exame, Bolsonaro apareceu de máscara. Esta sexta-feira, 13, realiza novo teste, a contraprova. A infeção terá tido origem durante a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos da América na semana passada, durante a qual o secretário de Comunicação do Governo, Fábio Wajngarten, contraiu o vírus.

Nessa visita, ambos estiveram em contacto com Trump, mas a Casa Branca informou que o chefe de Estado norte-americano não está preocupado e recusa fazer um teste.

Segundo teste dá negativo

Após as notícias de um alegado teste positivo, Jair Bolsonaro anunciou, através do Facebook, que o teste para a Covid-19 deu negativo. «HFA/SABIN atestam negativo para o COVID-19 o Sr. Pres. da República Jair Bolsonaro», lê-se no Facebook. 

A imprensa brasileira avança que este teste terá sido a contraprova que deixou o Presidente da República brasileiro mais descansado. 

Como pode prevenir o contágio da Covid-19?

A prevenção é a melhor medida que podemos tomar para evitar o contágio por coronavírus. A Direção-Geral de Saúde (DGS) aconselha os portugueses a lavar as mãos constantemente. Durante pelo menos 20 segundos e com água e sabão. Ou, então, usar uma solução desinfetante com álcool. Deve lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após o contacto direto com pessoas doentes.

Para evitar o contágio, numa altura em que já estão encontrados 61 casos de covid-19 em Portugal, a DGS aconselha ainda:

  • Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
  • Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;
  • Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.

Os sinais e sintomas de coronavírus: 

Os sintomas de Covid-19 passam por infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória. Não está indicado o uso de máscara para proteção individual, excepto nas seguintes situações:

  • Pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro); 
  • Suspeitos de infeção por COVID-19;
  • Pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por COVID-19. 

[Notícia atualizada às 16h35]

Texto: Marta Amorim; Fotos: DR

Siga a Nova Gente no Instagram