Nacional
Iva Lamarão

O bullying na infância, o distúrbio alimentar e o dia em que quase se afogou

Qua, 28/10/2020 - 13:25

Iva Lamarão recorda alguns dos piores episódios da sua infância, que decidiu expor em livro para tentar ajudar outras pessoas que passem pelo mesmo.

Iva Lamarão esteve no programa "Casa Feliz", da SIC, esta quarta-feira, 28 de outubro, para promover o livro “A Meio Caminho”, lançado este mês. Em conversa com Diana Chaves e João Baião, o rosto do magazine “Fama Show” abordou a forma como enfrentou a luta contra um distúrbio alimentar.

“Houve uma fase em que eu tive, de certa forma, um distúrbio alimentar e tive ataques de pânico. Cheguei a desmaiar”, afirmou Iva Lamarão, sem avançar muitas detalhes sobre o assunto.

Mas este não foi o único problema que a apresentadora combateu. Na infância, por exemplo, sofreu de bullying. “É certo que os miúdos na escola gozam todos uns com os outros e isso pode ser muito cruel. Mas, sobretudo nessa idade, nós queremos sempre provar que somos capazes”, referiu.

“Podia ter-me afogado…”, conta Iva Lamarão

Logo depois, contou um episódio que viveu com “amigos numa praia”: “Eu era sempre muito caladinha e muito certinha. Houve um [amigos] que me disse: ‘Tu não tens coragem de entrar neste mar’. Estava bandeira amarela e o mar estava super revolto. Mais uma vez, desafiaram as minhas capacidades.”

Iva Lamarão aceitou o repto. “Eu entrei no mar para provar que era capaz. Podia ter-me afogado… Vi-me muito aflita. Podia ter corrido mal. Quantos jovens não fazem situações sem pensar?”, questionou.

Apesar de se ter sentido “um patinho feio com o seu corpo”, a ovarense garantiu que esta “série de situações não foram traumatizantes” para ela, já que “sempre teve uma estrutura familiar” que a permitiu “equilibrar-se”. Isto apesar de se queixar dos “estigmas” com que sempre lidou em relação à sua imagem.

Com esta obra, Iva Lamarão quer transmitir uma mensagem clara: “O amor-próprio é fundamental para tudo. Porque a forma como gostamos de nós determina até a forma como os outros gostam de nós.”

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: reprodução redes sociais

Siga a Nova Gente no Instagram