Nacional
Iva Domingues

Saída do "Big Brother" estava prevista desde o primeiro dia

Ter, 26/01/2021 - 22:10

Iva Domingues abandonou o "Big Brother" para se dedicar ao novo programa das manhãs da TVI, cuja estreia está agendada para 1 de fevereiro. Cristina Ferreira revelou que esta sua saída estava prevista desde o início.

Afinal, a saída de Iva Domingues do "Big Brother - Extra", concretizada esta semana, já estava pensada desde que a apresentadora se estreou na condução daquele formato da TVI. A ideia foi de Cristina Ferreira, que a substituiu por Alice Alves.

A diretora de Entretenimento e Ficção da TVI explicou, durante a apresentação do novo programa da TVI, "Esta Manhã", que a saída de Iva Domingues do "Big Brother" estava acautelada caso fosse necessária.

"Achámos que a Iva era a pessoa indicada para o arranque do 'Big Brother', era a pessoa pefeita. Entretanto, a estreia do programa 'Esta Manhã' vai ser já no dia 1 [de fevereiro] e nós achámos que ela precisava de estar aqui com mais tempo para trabalhar todos os conteúdos. Acabámos por substiuir a Alice, que já fazia parte do Extra. Só muda um bocadinho a cadeira", ri-se para depois acrescentar: "Isto já estava decidido há algum tempo."

Cristina Ferreira explica ainda esta dança de cadeiras e afirma que na TVI não há lugares marcados. "Nós somos uma estação em movimento. Nós não temos lugares marcados nesta casa e somos acima de tudo uma equipa com capacidade para cada um de nós estar em vários locais ao mesmo tempo", assegura a diretora de entretenimento e ficção da esatção de Queluz de Baixo.

Iva Domingues feliz com desafio

Iva Domingues sabia desde o início que podia sair mais cedo do "Big Brother - Extra". "Nós tinhamos falado nisto quando avançámos para o Extra, houve este pensamento, se houvesse uma sobreposição provavalemnte tinha de sair, fiz um arranque forte e fui com todo o gosto", assume. Nuno Eiró, que será o apresentador do Esta Manhã, ao lado de Sara Sousa Pinto, completa: "O sonho de qualquer casa é que os profissionais sejam verdadeiros peões."

Anselmo Crespo, diretor de Informação da TVI, explica que Iva Domingues estava pensada para este projeto desde o início, aliás, ainda antes dele existir. O programa começou a ser desenhado antes mesmo de Anselmo Crespo estar na TVI conforme o diretor de informação revelou. O jornalista ainda estava na TSF e Iva Domingues tinha vindo há pouco tempo para Portugal quando no terraço de casa tiveram a primeira conversa sobre este formato. "Começamos a desenhar este programa antes mesmo de eu estar aqui e agora aqui estamos", assume Anselmo Crespo.

Iva Domingues, que esteve durante mais de um ano nos Estados Unidos, assume que nos tempos que esteve fora de Portugal, era este tipo de programas que consumia antes de ir trabalhar. "Adorava este formato e sempre tive muita vontade de fazer".

Anselmo Crespo finaliza: "Os bons profissionais conseguem perceber e distinguir os diferentes registos que têm de ter em cada programa e em cada momento que o estão a fazer. E é exatamente por isso que os profissionais escolhidos são estes e nao são outros. Eles sabem o que é preciso neste programa e no caso da Iva, sabe o que tem de fazer se for apresentar o Big Brother."

Cristina Ferreira apresenta novo programa

"Esta Manhã" é o novo programa da manhã da TVI. Nuno Eiró e Sara Sousa Pinto serão os anfitriões, tal como a Maria já çhe tinha dito, mas há mais caras conhecidas do canal a entrar na nossa casa às 07h00. Iva Domingues, Pedro Carvalhas e Susana Pinto também vão fazer parte deste novo programa que trás para Portugal o formato 'morning show', popular em países como os Estados Unidos e a Austrália

O novo programa matinal qe vai acordar os telespectadores com a atualidade alinhada com o entretenimento, estreia já no próximo dia 1 de fevereiro, antes do “Dois às 10”, apresentado por Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz. O formato foi apresentado esta manhã por Cristina Ferreira, diretora de entretenimento e de ficção da TVI e por Anselmo Crespo, diretor de informação do mesmo canal, numa conferência de imprensa via zoom, devido às restrições da pandemia convid-19.  

O programa terá entrevistas, notícias, meteorologia, trânsito, conversas e vai andar pelo país.

Susana Pinto será a jornalista que vai andar pelo país. "Quero estar mais próxima dos portugueses. Que as pessoas possam ir ter connosco. É descentralizar,  trazer o país para a televisão".  Já Iva Domingues estará mais ligada ao internacional, redes sociais , concertos...

Nuno Eiró terá a seu cargo toda a parte de entretenimento e, segundo o próprio, este é o momento mais alto da sua carreira. "Até agora é o momento mais alto. Sempre a subir", ri-se e arracando uma gargalhada a Cristina Ferreira.

Sara Sousa Pinto, 25 anos, é a pivô de serviço, mas não é por ser a cara de um programa que mistura a informação e entretenimento que sai beliscada a sua condição de jornalista. "As conversas que terei não farão de mim menos séria e rigorosa", sublinha, bem disposta.

A química entre Sara e Nuno Eiró foi imediata. A jornalista assume que parece que conhece o apresentador desde sempre mas na verdade, não é bem assim. "A forma como nos relacionamos, como rimos parece que nos conhecemos há anos".

Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos:DR

Siga a Nova Gente no Instagram


NG top