Nacional
Iva Domingues

«Quando virem os vossos pais ou avós entubados, quero ver que super poder vão usar»

Sex, 13/03/2020 - 09:40

Iva Domingues deixou uma mensagem de revolta a quem não cumpre os conselhos para tentar combater o coronavírus.

Iva Domingues recorreu às redes sociais, esta quinta-feira, 12 de março, para deixar uma mensagem, em tom de revolta, a todos aqueles que não têm respeitado os conselhos da Direção-Geral de Saúde em relação ao Covid-19, mais conhecido por coronavírus.

«Aos 'super-heróis' e aos 'eu nem sou do grupo de risco': Quando virem os vossos pais ou avós entubados, ligados a ventiladores e suportes de vida, quero ver qual vai ser o super poder que vão tirar da cartola», escreveu na imagem publicada no Instagram.

E ainda acrescentou: «(Se houver ventiladores para todos!) Mais empatia. Mais amor. Mais responsabilidade. Menos egoísmo.»

Famosos preocupados e assustados com o surto

O medo do coronavírus chegou à maioria dos portugueses e os famosos não são exceção. Enquanto uns se mostram preocupados nas redes sociais, outros apelam à calma e à serenidade para enfrentar esta pandemia. 

Fernanda Serrano revelou «desagrado» em relação ao não encerramento das escolas por todo o país: «Vou manifestar assim o meu desagrado à ainda não decretada mas no meu entender, tão necessária quarentena! Tenho receio. Por todos nós! Eu estou a tomar todas as medidas de instrução para evitar contágios! Vamos levar isto a sério. Por favor! Sem alarmismos. Mas com seriedade e muito». 

Cristina Ferreira também se mostrou em desacordo com a falta de medidas do governo na educação. «Como mãe queria muito que tivessem dito que encerravam as escolas. Como profissional gostava muito de amanhã trabalhar a partir de casa. Como cidadã tenho apenas o dever de cumprir aquilo que é estipulado por quem nos dirige e sabe mais do que eu», escreveu no Instagram.

No final do programa desta quinta-feira, dia 12, não conseguiu mesmo conter as lágrimas e, visivelmente emocionada, Cristina justificou-se. «Peço desculpa se, de alguma forma, no dia de hoje, fui mais agressiva ou falei de uma forma diferente daquela a que está habituado a ouvir-me falar. Não consigo fazer diferente… Não consigo mesmo», afirmou, seguindo-se um momento de silêncio total no estúdio.

O jogador Ricardo Quaresma também apelou aos portugueses para terem cuidado com o vírus: «Amigos, chegou o momento de sermos todos campeões, vamos ter de ser fortes, de estar preparados e jogar em equipa para combater o vírus. Temos de cuidar dos mais fracos, de olhar uns pelos outros sem egoísmos e tomar todas as medidas necessárias para vencer. Este é um dos jogos mais importantes da nossa vida, joga Portugal nação valente e imortal».

João Paulo Sousa alertou para a contenção: «O pânico é inimigo da inteligência! Lava as Mãos. Evita espaços públicos. Liga a quem não podes visitar. Se fores ao supermercado ou à farmácia lembra-te: há mais pessoas no mundo e elas também precisam. Isto não vai durar para sempre e por isso repito: O pânico é inimigo da inteligência!»

Luís Esparteiro também usou as redes sociais para falar do tema. «Devemos estar preocupados? Sim. Devemos ficar em pânico? Não. Temos que ter bom senso. Nem alarmismo nem despreocupação em excesso», escreveu, enquanto Rita Ferro Rodrigues salientou a necessidade de confiar nas autoridades de saúde: «Ouçamos os boletins diários da DGS [Direção Geral da Saúde] e cumpramos tudo o que nos é pedido. Confiemos. Ponhamos de lado os “achismos” e a nossa tendência para treinadores de bancada».

E Raquel Strada também se mostrou assustada com o cenário que o mundo vive relacionado com o COVID-19, mas principalmente com o comportamento das pessoas: «Confesso que tudo isto de alguma forma me assusta, mas confesso também que o que me assusta mais é a falta de humanidade. A corrida aos desinfetantes e supermercados onde uma pessoa leva literalmente prateleiras inteiras, as máscaras vendidas no mercado paralelo a preços impraticáveis, as falsas notícias, a histeria colectiva, as pessoas que acham que quarentena é estar de férias».

Cláudio Ramos apelou aos cuidados de higiene: «Lavar muito bem e muitas vezes as mãos, redobrando os cuidados de higiene. Evitar contacto físico. Evitar lugares com muita gente. Respeitar a distância do espaço uns dos outros. Pode não resolver, mas ajuda. Por nós, pelos nossos, pelos mais frágeis, pelas crianças... para que rapidamente possamos voltar ao que queremos. A normalidade!». 

Por seu lado, Júlia Pinheiro contou já ter mudado alguns hábitos na vida profissional: «Decidi alterar a minha rotina e alguns comportamentos. Há 15 dias que não cumprimento os meus convidados através de contacto físico. O que num programa como este, é complexo. Há emoções que sugerem um abraço, um apertar de mãos. Mas há o respeito pela saúde das pessoas, que é fundamental», começou por contar, acrescentando: «Suspendi também as minhas aulas de ioga num espaço, que embora cumpra as normas de higienização, não deixa de ser um ponto de passagem para muitas pessoas.»

Leonor Poeiras, Jorge Gabriel, Diogo Amaral e Judite Sousa foram apenas mais alguns dos que alertaram os seus seguidores para os cuidados a ter para enfrentar esta pandemia.

Na manhã desta quinta-feira, a DGS atualizou o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal com o diagnóstico de 19 novos casos de Covid-19, elevando para 78 o número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus. Há 637 casos suspeitos, dos quais 133 aguardam resultado laboratorial.

 

Texto: Filipa Rosa e Patrícia Correia Branco; Fotos: Reprodução Instagram

 

Siga a Nova Gente no Instagram