realeza
Isabel II

365 dias sem a rainha! As homenagens neste dia especial

Sex, 08/09/2023 - 11:00

A 8 de setembro de 2022, por volta das 18h30, confirmava-se que os britânicos tinham perdido Isabel II.

Isabel II deixava, tanto a família real, como os fãs da monarquia, mais pobres há precisamente um ano, a 8 de setembro de 2022. Os quatro filhos da rainha e os netos dirigiram-se para bamoral, na Escócia e, por volta das 18h30, confirmava-se que os britânicos tinham perdido a soberana.

Foi através das redes sociais que a Casa Real avançou a notícia da sua morte, com uma fotografia da monarca a preto e branco:  "A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", noticiando já a subida ao trono do filho mais velho, Carlos III. 

Tendo subino ao trono a 6 de fevereiro de 1952, com apenas 25 anos, reinou durante 70 anos tendo direito à comemoração do seu Jubileu de Platina no início de junho de 2022. Morreu aos 96 anos, na sua residência preferida. Foi enterrada ao lado dos pais, o rei George VI e a rainha-mãe, da irmã mais nova, a princesa Margarida, e do marido, o príncipe Philip, na King George VI Memorial Chapel, mandada por ela construir nos anos 60, no Castelo de Windsor.

A mensagem do rei Carlos III

O rei, Carlos III, já assinalou nas redes sociais o ano da morte da mãe com um comunicado gravado com a própria voz . "Ao assinalar o primeiro aniversário da morte de Sua Majestade e da minha sucessão, recordamos com grande afeto a sua longa vida, o seu serviço dedicado e tudo o que significou para tantos de nós. Estou também profundamente grato pelo amor e apoio que foi demonstrado a mim e à minha mulher durante este ano, enquanto fazemos o nosso melhor para vos servir", pode ouvir-se.

Ora veja e ouça:

 

 

Príncipe Harry também já homenageou a avó

O filho mais novo de Carlos III e da princesa Diana fez questão de homenagear a avó na cerimónia anual da WellChild - uma instituição de caridade que beneficia crianças gravemente doentes 

"Como todos sabem, no ano passado não pude comparecer à premiação porque a minha avó tinha morrido. Como provavelmente também sabem, ela teria sido a primeira pessoa a insistir para que eu viesse estar convosco em vez de ir ter com ela. E é por isso que sei que, exatamente um ano depois, ela está a olhar para todos nós esta noite, feliz por estarmos juntos", disse.

 

Os príncipes de Gales já se manifestaram

William e Kate também já recorreram às redes sociais para deixar uma homenagem à soberana: "Hoje recordamos a vida extraordinária e o legado de Sua falecida Majestade a rainha Isabel. Todos sentimos a sua falta", escreveram como legenda de um conjunto de registos de Isabel II. 

A cerimónia privada

A casal real organizou uma cerimónia privada de carácter intimista para homenagear Isabel II. De seguida,  um encontro com membros da comunidade local. A única cerimónia pública prevista é de carácter religioso. 

Um porta-voz da família real garantiu à BBC que o Rei Carlos III não estará em qualquer evento público oficial, optando por passar o dia "em silêncio e em privado".  O Governo britânico anunciou no domingo que os planos para um monumento permanente à rainha só serão conhecidos em 2026, ano em que se celebra o 100º aniversário do seu nascimento.

 

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Shutterstock

Siga a Nova Gente no Instagram