Nacional
Isabel Dos Santos

A história de amor e o casamento milionário com Sindika Dokolo

Seg, 20/01/2020 - 21:00

Isabel dos Santos é casada há cerca de 17 anos com o homem da sua vida. Um colecionar de arte congolês e um dos homens mais ricos do Congo.

Isabel dos Santos é uma empresária angolana, com atividades ligadas aos setores das telecomunicações, da banca, da energia e do retalho, entre Angola e Portugal. A mulher africana mais rica, segundo a Forbes e uma das mais poderosas que está a dominar Portugal.

Tem 46 anos, é mãe de quatro filhos, mulher de Sindika Dokolo e uma empresária de renome no mundo dos negócios. Com o tempo sempre contado, mas com espaço para o amor.

Conheceu o homem da sua vida há mais de duas decadas e é casada com o colecionador de arte congolês há cerca de 17 anos. Sindika Dokolo é um dos homens mais ricos do Congo e conquistou o coração da empresária, que se orgulha da sua independência. 

O casamento milionário

Segundo a biografia sobre a filha mais velha de José Eduardo dos Santos, Isabel costuma andar sozinha, sem segurança e dispensa motorista. Aparece o menos possível e gosta de dizer que leva uma vida banal. 

Sindika Dokolo e Isabel dos Santos em 1999 e casaram-se em dezembro de 2002, em duas cerimónias - uma civil, nos jardins do Palácio Presidencial, e uma religiosa, no dia seguinte, na Sé Catedral de Luanda. Este casamento foi considerado o casamento do ano, de acordo com a mesma biografia, e foi escrito que só em talheres e outros materiais básicos se gastou cerca de 900 mil euros.

O jornal alemão Die Welt chegou a falar em 10 mil convidados. A ementa do casamento deu preferência a produtos angolanos. Lagosta do Kwanza Sul, gambas e caranguejo do Namibe, Garoupa pescada na costa de Luanda, Bavaroise de Abacaxi e Mousse de Maracujá do Uíge são apenas alguns exemplos que surpreenderam os milhares de convidados da boda. 

Num programa de televisão, Sindika Dokolo, de 47 anos, revelou que a maneira que tem de se relacionar com a mulher é «mais ouvir do que falar, porque é ela que tem as boas ideias e a visão certa».

A rara declaração de amor

As declarações amorosas são raras ou não falássemos de uma das mulheres mais mediáticas em Portugal e Angola. Porém, no dia em celebrou 15 anos de casamento, Isabel dos Santos fez questão de homenagear o homem que a fez querer dizer adeus ao estado civil «solteira».

No Instagram, em 2017, a empresária escreveu: «Faz hoje 15anos… Obrigada por estares presente todos dias da minha vida e pelos filhos lindos! Minha cara metade... adoro a pessoa muito especial que tu és! E valeu o jantar surpresa». 

Foi nesta mesma publicação que o mundo pôde ver uma fotografia inédita do casamento milionário que, agora, recordamos consigo. Percorra a galeria e veja as fotos do casal. 

O nome de Isabel dos Santos está no centro da polémica do caso Luanda Leaks - que está a ter eco mundial e que está a ser levada a cabo pelo Consórcio Internacional de Jornalistas. Durante vários meses, um grupo de órgãos de comunicação social - entre os quais os portugueses Expresso e SIC -  analisou 356 gigabytes de dados relativos aos negócios de Isabel dos Santos entre 1980 e 2018.

Texto: Carolina Sá Pereira e Mariana de Almeida; Fotos: Impala e Reprodução Instagram

 

Siga a Nova Gente no Instagram