Internacional
Isabel Dos Santos

7 curiosidades sobre a mulher mais rica do continente africano

Qui, 23/01/2020 - 15:00

Saiba as 7 curiosidades sobre a protagonista da investigação Luanda Leaks.

Isabel dos Santos, a mulher mais rica do continente africano, é protagonista de uma investigação – a Luanda Leaks -  que está a ter eco mundial e que está a ser levada a cabo pelo Consórcio Internacional de Jornalistas. Durante vários meses, um grupo de órgãos de comunicação social - entre os quais os portugueses Expresso e SIC -  analisou 356 gigabytes de dados relativos aos negócios de Isabel dos Santos entre 1980 e 2018. São denunciados alegados esquemas financeiros que estarão na origem da fortuna da família.

Mas quem é a mulher que agora está na boca do Mundo? Conheça 7 curiosidades sobre Isabel dos Santos:  

1 - Isabel dos Santos nasceu em Baku, capital do Azerbaijão [ex-república soviética], em 1973. Filha mais velha de José Eduardo dos Santos, Isabel é único fruto da relação do ex-presidente angolano com Tatiana Kukanova, uma campeã de xadrez de origem russa.  

2 - Isabel dos Santos é casada desde 2002 com Sindika Dokolo, colecionador de arte e um dos homens mais ricos do Congo. Sindika Dokolo é, por exemplo, sócio da marca de joias de luxo De Grisogono, muito utilizada por supermodelos como Naomi Campbell ou Irina Shayk  O casal tem quatro filhos. O último nasceu em agosto de 2017 quando a empresária tinha 44 anos. 

3 - Conhecida como a «princesa de Angola», pela vida rodeada de luxo, Isabel dos Santos tem uma postura discreta na vida privada. Gosta de passar despercebida mesmo na maneira de vestir. A sua imagem de marca é um blazer preto, mas tem fama de ser muita dura e implacável nas negociações. 

4-Isabel viveu a infância em Luanda, mas após o divórcio dos pais foi viver para Londres com a mãe. Estudou na St. Paul’s Girls’ School e licenciou-se em  Engenharia Electrotécnica no King’s College com o objetivo de seguir as pisadas do pai, que também é engenheiro. 

5-Isabel dos Santos gosta de matemática e fala seis línguas de maneira fluente: russo, português, inglês, francês, espanhol e italiano.    

6-Aos 46 anos, Isabel dos Santos tem uma fortuna avaliada em 2,2 mil milhões de dólares. É viciada no trabalho: «Não acredito em formas fáceis de alcançar o sucesso. Trabalho sete dias por semana». 

7 – Aos seis anos já vendia ovos. Consta que antes de entrar no mundo dos negócios, Isabel dos Santos comprava relógios e outros artigos de valor para vender a familiares na época do Natal e assim fazer dinheiro. A filha de José Eduardo dos Santos começou a trabalhar no início de 1990 numa empresa de limpeza e desinfestação de Luanda. 

Texto: Ricardina Batista; Fotos: Impala e Reuters 

Siga a Nova Gente no Instagram