Internacional
Insólito

Baleia cospe pescador depois de o tentar engolir

Seg, 14/06/2021 - 19:40

Michael Packard viveu um momento insólito ao ser, literalmente, engolido por uma baleia. O mamífero, da espécia jubarte, acabou por cuspir o pescador de lagostas, que sobreviveu.

Quando Michael Packard saiu para o mar, jamais imaginaria que esse dia seria o mais insólito que já viveu. O pescador de lagostas do estado norte-americano de Massachussets foi engolido por uma baleia-jubarte, que acabou por o cuspir.

O pescador estava a mergulhar ao largo de Cape Cod quando desceu a cerca de 15 metros de profundidade em busca daqueles crustáceos quando, relata, sentiu "um enorme solavanco e ficou tudo escuro". "Uma baleia-jubarte tentou comer-me. Fiquei dentro da sua boca durante uns 30 a 40 segundos, antes dela emergir e cuspir-me. Estou com hematomas por todo o lado, mas sem qualquer osso partido. Agradeço aos salva-vidas em Provincetown pelo cuidado e assistência", disse Michael Packard à  à WBZ, canal de TV local afiliado da CNN.

Enquanto esteve na boca do animal, este homem, de 56 anos e com 40 de experiência na profissão, pensou que não iria viver para contar a história. "Pensei 'Meu Deus, estou na boca de uma baleia! Estou na boca de uma baleia e ela está a tentar engolir-me! OK, é isso, vou morrer. E pensei nos meus filhos e na minha mulher. Não havia forma de sair de lá", lembrou.

Já de acordo com o biólogo Joe Francis, diretor de Estudos de Baleias Jubarte no Centro de Estudos Costeiros de Provincetown (CECP), a tentativa deste mamífero de engolir o pescador foi acidental, explicou à CNN. "Normalmente, não vemos baleias jubarte a fazerem este tipo de coisas. Penso que terá sido uma surpresa para todos os envolvidos", riu-se, referindo-se a Michael Packard, mas também ao animal marinho.

Jooke Robbins, também do CECP, frisou à France Press que "quando estas baleias procuram comida, lançam-se com a boca aberta, engolem peixes e água muito rapidamente e depois deitam a água como um filtro. A sua boca é bastante grande, mas a garganta é estreita e não há hipótese de engolir algo tão grande [como um homem]", afirmou.

Também Peter Corkeron, cientista do Aquário da Nova Inglaterra, garantiu ter-se tratado apenas de um incidente com um final feliz. "Estas baleias fazem aquilo a que chamamos engolir em seco e podem abrir a boca de uma forma incrível".

As baleias-jubarte medem entre 13 a 16 metros e podem pesar entre 35 a 40 toneladas. A sua alimentação é baseada em pequenos camarões krill, pelos custáceos copépodes e por peixes como salmão, arenque ou carapau.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram