Nacional
Infanta Cristina e Uñaki Urdangarín

Fotos polémicas levam casal a oficializar a separação

Ter, 25/01/2022 - 13:30

A infanta Cristina e Uñaki Urdangarín enviaram um comunicado à imprensa a anunciar que estão separados. Notícia surge dias depois de uma revista ter revelado fotos do empresário com outra mulher.

É oficial: a infanta Cristina e Iñaki Urdangarín estão separados! A notícia já era esperada em Espanha, principalmente depois de terem surgido fotos na imprensa do empresário de mão dada com outra mulher, mas nesta segunda-feira, o ex-casal confirmou o divórcio através de comunicado oficial. 

"De comum acordo, decidimos interromper a nossa relação matrimonial. O nosso compromisso para com os nossos filhos permanece intacto. Dado que se trata de uma decisão privada, pedimos o maior respeito de todos os que nos rodeiam", pode ler-se.

Ao que tudo indica, a separação da infanta Cristina e Iñaki Urdangarín terá sido motivada pelo novo amor do (ainda) cunhado do rei Felipe VI, Ainhoa Armentia, sua colega de trabalho num escritório de advocacia em Vitória, no País Basco.

A vida atribulada da infanta Cristina e Iñaki Urdangarín 

A infanta Cristina e Iñaki Urdangarín tiveram uma enorme exposição mediática nos últimos anos, depois de ambos terem sido investigados por desvio de fundos, num processo que ficou conhecido como o caso Noós.

A infanta Cristina foi absolvida das suspeitas, mas o marido foi condenado pelo Supremo Tribunal a cinco anos e dez meses de prisão, tendo dado entrada num estabelecimento prisional para cumprir a pena em 2018. Iñaki Urdangarin, que há um ano, em janeiro de 2021, saiu da prisão em regime de semiliberdade, foi condenado por ter utilizado as suas ligações à família real para ganhar concursos públicos para organizar, entre outros, eventos desportivos, tendo em seguida desviado fundos para a Aizoon, uma empresa que geria em conjunto com a esposa e utilizava para financiar o seu estilo de vida luxuoso.

As polémicas fotografias de Iñaki com outra mulher

Na semana passada, Iñaki Urdangarin quebrou o silêncio sobre a identidade da mulher com quem surgiu de mão dada nas fotografias divulgadas na passada quarta-feira, 19 de janeiro, pela imprensa internacional. O ex-marido da infanta Cristina prestou declarações a uma publicação espanhola e revelou que a mulher se chama Ainhoa Armentia, tem 43 anos, e é sua colega na empresa de lmaz&Asociados.

O cunhado do rei Felipe VI fez questão de esclarecer a situação. "Coisas acontecem e vamos gerir tudo da melhor forma possível", começou por dizer à revista Lecturas. Questionado sobre a família, Iñaki Undangarin foi sucinto: "Vamos lidar (com a situação) com calma e juntos, como sempre." 

Texto: Mariana de Almeida com Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa Real espanhola

Siga a Nova Gente no Instagram