Nacional
Inês Folque

Marido assistiu ao parto por videochamada: "Ainda me emociono"

Ter, 31/05/2022 - 16:55

Inês Folque e Gonçalo Ribeiro Telles viveram um turbilhão de emoções no dia em que Francisco Xavier veio ao mundo. O marido da apresentadora teve de assistir ao parto por videochamada

Inês Folque e Gonçalo Ribeiro Telles viveram um turbilhão de emoções no dia em que Francisco Xavier veio ao mundo. Não só porque trouxeram ao mundo o segundo filho, mas também porque o marido da apresentadora acabou por ter de assistir ao parto do videochamada. Dois meses após esta aventura, a apresentadora abriu o coração aos fãs para contar como tudo aconteceu. 

Ao partilhar uma fotografia do parto onde se vê a imagem de Gonçalo Ribeiro Telles no telemóvel, Inês Folque começou por escrever: "Amanhã o Francisco faz dois meses e ainda me emociono quando falo sobre o parto. Um assunto sensível para mim ainda com muito por resolver cá dentro. Esta é a única fotografia que temos dos três no bloco operatório, dos quatro na verdade, já que o Tomás [filho mais velho], apesar de não se perceber bem, estava a dormir ao colo do Gonçalo (canto esquerdo)". 

No mesmo dia em que Inês Folque entrou em trabalho de parto, o filho mais velho da atriz, Tomás, de dois anos, foi operado. A apresentadora começou por acompanhá-lo, dividindo-se com o marido antes e após a operação.

"Quinta-feira de manhã, 31 de março, depois de uma noite cheia de desconfortos comecei com contrações. Nessa mesma quinta-feira o Tomás era operado em Cascais (tubinhos nos ouvidos e mais umas coisas..).Como não tinha dilatação decidi, em consenso com a minha obstetra, não adiar a operação dele e deixar ver qual a evolução das contrações. Passei o dia em trabalho de parto, a acompanhar a operação do Tomás, com o Gonçalo a alternar comigo no recobro antes e depois da mesma."

Inês Folque: "Um caminho tão intenso"

Inês Folque começou, logo, a comprovar que uma mãe consegue dividir-se entre os dois filhos. "Foi a primeira vez que lidei com este amor que se divide e multiplica ao mesmo tempo; por um lado a fragilidade e vulnerabilidade num dia que teve um caminho tão intenso até lá chegarmos e a importância de estar ao pé do Tomás para todas as vezes que chamasse mãe e por outro preparar física e emocionalmente a chegada do meu segundo filho. De todos os dias que imaginei que ele quisesse nascer pedi muito para não ser aquele."

Com as "contrações certinhas", acabou por se dirigir ao hospital para dar à luz o bebé Francisco Xavier. O menino nasceu sob o olhar atento da avó, mãe de Inês Folque, que a acompanhou, e do pai, que, para estar com Tomás, assistiu a tudo por videochamada. 

"Depois de ter passado o dia a contar contrações, para poder ficar com eles até ao limite sem pôr em causa a minha chegada à maternidade para ter este bebé com a minha obstetra e com o cuidado e segurança que merecia deixei o Tomás a dormir nos braços do pai e já com contrações certinhas, depois de um dia que nunca esquecerei, com demasiadas emoções, fui com a minha mãe para a maternidade para receber este pequenino. Quando cheguei tinha 5cm de dilatação e ao fim de pouco tempo já na madrugada de sexta-feira nasceu o Francisco. No dia que quis, da maneira que quis."

Inês Folque terminou explicando como conseguiu encontrar esta fotografia amorosa: "Valeu o Gonçalo que, apesar de não ter assistido ao parto ao vivo, acompanhou de perto em videochamada sem deixar de garantir todo o apoio no pós-operatório do Tomás estando sempre ao lado dele. Fica esta fotografia, um frame do vídeo que a querida enfermeira Raquel fez por iniciativa própria, para tornar este nosso momento uma partilha de família muito especial".

Veja na galeria!

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Reprodução Instagram

 

 

Siga a Nova Gente no Instagram