Nacional
Inês Brusselmans

A nova Miss Portuguesa que é um sucesso no Instagram e sonha ser investigadora criminal

Sex, 02/08/2019 - 12:28

Inês Brusselmans tem apenas 23 anos, mas está certa do que sonha para o futuro. A Nova Gente falou com a nova Miss Portuguesa

É dona de um apelido original e deslumbra os 40 mil seguidores que tem no Instagram todos os dias. Inês Brusselmans é a nova Miss Portuguesa e vai representar o País além-fronteiras. Afirma estar preparada para o derradeiro desafio e pretende mudar a ideia de que as misses «são apenas rostos e corpos bonitos». Em entrevista exclusiva à Nova Gente, Inês Brusselmans, de 23 anos, revela-nos os segredos mais bem guardados da mulher portuguesa que vai brilhar perante o mundo inteiro.

Como é ser a nova Miss Portuguesa 2019? 

É uma sensação de alegria e orgulho enorme por poder ser uma influência para as pessoas da minha geração e representar a garra, a força, o valor e a beleza das mulheres portuguesas e da nossa nação.

Ser Miss Portuguesa sempre foi um objetivo? Como decidiu participar no concurso?

Em 2014 tive conhecimento do concurso Miss Portuguesa através de amigas e, na altura, lembro-me de ir a um casting e acabei por desistir nesse ano, achei que não estava preparada e era demasiada responsabilidade. No ano seguinte 2015, senti que era mesmo o que queria e acabei por voltar a concorrer e nesse ano fui eleita 1ª dama de honor do Miss portuguesa. Desde esse ano que tive a oportunidade de representar Portugal em vários concursos internacionais, mas há cerca de dois anos decidi dar uma pausa e preparar-me para voltar a concorrer com o objetivo de ser Miss Portuguesa e representar o nosso país no maior concurso de beleza do Mundo.

Vai representar Portugal além-fronteiras, sente uma grande responsabilidade?

É realmente uma responsabilidade enorme representar Portugal e as mulheres portuguesas. Ainda existe muito trabalho pela frente mas sinto-me preparada e confiante para fazer um bom trabalho e conseguir conquistar o que Portugal nunca conquistou no Miss World.

Quem é a Inês Brusselmans?

A Inês Brusselmans é uma jovem mulher com muitos objetivos ainda por conquistar, é empreendedora, organizada, bem disposta, comunicativa e gosta de ajudar o próximo. É estudante de direito, é voluntária na SCM, é praticante de Muay Thai e também adora dançar, ballet, contemporâneo e sapateado. Adora seguir um estilo de vida saudável, trabalhar o corpo e a mente. Não é muito pessoa de séries ou telenovelas, mas adora ver documentários e não passa um dia sem ver o telejornal. Gosta de estar sempre a evoluir pessoalmente e a aprender coisas novas.

Se tivesse de escolher apenas três qualidades suas, quais seriam?

Comunicativa, resiliente e simpática.

E os defeitos?

Ansiosa, teimosa, perfecionista.

«Treino seis vezes por semana»

Tem um apelido original, qual é a história do seu nome?

Brusselmans vem da parte da minha família materna, a minha mãe é belga assim como toda a família da parte da mãe. 

A Inês já é licenciada em Direito? Atualmente exerce alguma profissão nessa área? O que realmente a apaixona?

Ainda não sou licenciada, estou neste momento no último ano do curso e já tive a oportunidade de estagiar num escritório de advogados. Mas o meu grande objetivo é mesmo terminar o curso e candidatar-me à polícia judiciária para prosseguir a carreira em investigação criminal, isso é o que realmente me apaixona, apesar de não deixar a advocacia completamente de parte.

No mundo da Internet, a Inês também é influenciadora, através do YouTube e do Instagram. Considera uma profissão ou vê esta vertente como um passatempo?

Neste momento ser “digital influencer” é a minha profissão, adoro fotografia e trabalhar no meio digital, mas não me vejo a fazer isto para o resto da vida, até porque não considero uma profissão a longo prazo, pelo menos para mim, pois tenho outros objetivos profissionais.

É impossível não reparar na sua boa forma física, quais são os segredos para a manter?

Sou acompanhada por um nutricionista e por um personal trainer que não me deixam pisar muito o risco (risos). Tenho um regime alimentar muito rigoroso, evito açúcares, gorduras e a maioria dos hidratos e por norma treino seis vezes por semana, vou intercalando treinos no ginásio, corrida, Muay Thai e dança.

Que cuidados de beleza diários tem?

Sempre gostei de cuidar de mim, gosto de por creme hidrante todos os dias no corpo e no rosto e nunca dispenso o protetor solar, seja verão ou inverno. 

«Admiro muito o trabalho da Cristina [Ferreira]»

Já a vimos n'O Programa da Cristina duas vezes, uma vestida de noiva e outra a apresentar o seu namorado. Como olha para estas participações? Como foi conhecer a apresentadora? Pretende ser um exemplo para as mulheres portuguesas?

É verdade, tive a oportunidade de estar por duas vezes no programa e admiro muito o trabalho da Cristina e tudo o que conquistou, o que a Cristina transmite nos  seus programas é igual ao que é na vida real. Pretendo sim ser um exemplo para as mulheres portuguesas e conseguir mudar o pensamento que infelizmente ainda existe de que as Misses são apenas rostos e corpos bonitos. E acho que estou a caminhar para isso. 

Quem é a sua grande inspiração na vida? 

A minha mãe, foi ela que me ensinou a ser a mulher que sou hoje. É lutadora, empreendedora e tem o melhor coração do mundo, enfim... podia ficar aqui a descrever inúmeras qualidades. 

Que outra Miss a inspira?

A nível internacional a Miss World 2013, Megan young e a nível nacional a Miss Portuguesa 2016 Cristiana Viana, são duas das minhas grandes inspirações, são mulheres lindíssimas e não falo apenas de beleza exterior. Para além disso cumpriram um mandato de excelência ao qual me irei guiar. 

Que conselhos daria às mulheres que também ambicionam representar o País?

Que nunca desistam dos seus sonhos, que lutem e trabalhem para puderem representar o nosso país, pois apesar de tudo, a este título, vem uma responsabilidade acrescida. Mas muito importante devem escolher uma organização credível e que realmente as possa ensinar e crescer, e eu não posso deixar de agradecer estes anos em que já estou com a Organização Miss Portuguesa.

Está preparada para encarnar o papel de Miss? O que espera deste próximo ano? Que mudanças terá na sua vida?

Sei que será um ano cheio de atividades e de grandes mudanças, principalmente a nível de crescimento pessoal, mas sinto-me preparada para encarar este desafio e desempenhar todas as funções de Miss Portuguesa, mas sei que tenho uma Organização comigo que sabe o que faz e me preparará de forma adequada.

Espera conseguir aliar o concurso a uma profissão? Temos o caso da Marisa Cruz cuja carreira começou no concurso Miss Portugal.

Ser Miss não é de todo carreira, mas sei que ser Miss dá-nos aprendizagens, oportunidades e experiências muito enriquecedoras a nível pessoal que irei levar para o resto da minha vida e para a minha futura profissão. Quando queremos muito conseguimos conciliar tudo, basta haver força de vontade, dedicação e acima de tudo organização. Por isso a Miss Portuguesa 2019 vai conseguir desempenhar as suas funções sem deixar de ser estudante, sem deixar a sua profissão, os seus hobbies e o seu trabalho como voluntária. 

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: DR

 

Siga a Nova Gente no Instagram