Nacional
Helena Laureano

Explica inchaço e aumento súbito de peso

Qui, 20/02/2020 - 21:40

Helena Laureano está, neste momento, a gravar a quarta temporada da série Golpe de Sorte, da SIC.

Helena Laureano, de 53 anos, não poderia deixar de estar presente no velório do grande amigo Tozé Martinho, que se realizou no dia 17 de fevereiro. A atriz aparentou estar muito abatida e, em declarações à revista VIP, afirmou que, para além da tristeza de se despedir do seu «padrinho da televisão», estava a sofrer com artrite reumatóide.

«Não estou doente, estou com uma artrite reumatóide. Naquele dia do funeral estava muito debilitada emocional e fisicamente. Estou a ser tratada. Não mexia o braço», conta-nos. Após surgir «inchada» e com uma aparência diferente do habitual, Helena Laureano aproveitou para tranquilizar os que se preocupam consigo e revela os reais motivos destas alterações físicas.

Leia a entrevista completa aqui

Helena vítima de violência doméstica

Helena Laureano começou o ano de 2020 a recordar uma das fases mais difíceis e dolorosas da sua vida: a altura em que foi vítima de violência doméstica. 

Em 2012, Helena, ironicamente, dava vida a Eduarda Rodrigues, na novela Rosa Fogo, SIC, que tinha uma história de vida parecida com a que a própria estava a viver. O tema da violência doméstica dominava a vida pessoal e profissional da atriz, momentos difíceis que viveu em silêncio, tal como já tinha referido em entrevista à Nova Gente, em setembro de 2018.

Agora, em entrevista à publicação de Cristina Ferreira, Helena revela pormenores dos momentos de sofrimento vividos ao lado do ex-companheiro. «Durante bastante tempo fui vítima de violência psicológica, por parte do meu companheiro», começa por recordar. «A violência física aconteceu somente no final da relação [que durou cinco anos], curiosamente quando estávamos em Cabo Verde. Fui arrojada pelo chão num corredor e fui parar ao hospital da Ilha do Sal, de nariz partido. Mas dois dias depois estava, de olhos roxos, com ele nas salinas», afirma, acrescentando que essa fase da sua vida já está ultrapassada e que até já desculpou o ex-companheiro.

Helena Laureano recorda também o momento em que revelou que tinha sofrido de abusos. A atriz afirma que falou dos momentos que viveu em forma de desabafo, mas que sente que foi útil para outras mulheres. «A verdade é que depois disso vieram a público muitas histórias semelhantes, que envolviam figuras públicas», diz. 

Texto: Inês Marques Fernandes com Joana Dantas Rebelo; Fotos: Impala

Siga a Nova Gente no Instagram