Nacional
Há escolas que surpreendem

A lista de TPC que está a impressionar a Internet

Qui, 11/07/2019 - 17:00

Na altura das férias de verão são muitos os pais que se queixam da lista interminável de trabalhos de casa que muitas escolas passam aos alunos.

Ano após ano várias escolas preparam as férias de verão dos alunos e passam listas intermináveis de trabalhos de casa que acabam por ocupar grande parte do tempo disponível que estes têm para aproveitar esta época do ano. É também nesta altura que muitos pais e encarregados de educação se unem para discutir esta situação com os profissionais encarregues pelas aprendizagens dos mais pequenos.

No entanto, há uma escola em Paço de Arcos, a Escola Básica Maria Luciana Seruca, que apanhou os pais desprevenidos com a interminável, mas impressionante lista de TPC que passou aos seus alunos. Segundo contou uma mãe ao blog de Júlia Pinheiro, esta estranhou o facto do filho ainda não ter falado sobre os trabalhos de casa que teria para fazer durante o verão. Como tinha de ir à escola tratar de questões relacionadas com a renovação da matrícula, Marta procurou a professora e perguntou se não haveriam TPC para as férias. 

Foi então que a professora lhe entregou uma lista com várias tarefas para a criança fazer durante os próximos três meses. «Ah…afinal sempre vai ter trabalhos para fazer nas férias, pensei», referiu Marta que pensava que o filho não teria nada para fazer durante as férias.

«Fiquei agradavelmente surpreendida»

O primeiro item da lista surpreendeu Marta, mal sabia esta encarregada de educação que as restantes iriam ser ainda mais interessantes de desenvolver junto da criança. «Quando li e percebi de que se tratavam os trabalhos, fiquei agradavelmente surpreendida com esta iniciativa de valorizar as férias e o descanso dos alunos, privilegiando o lazer e as atividades em família», referiu.

Na opinião de Marta «existe um objectivo subjacente de continuação de aprendizagem camuflada em atividades de aparente brincadeira»., concordando com esta abordagem levada a cabo pela escola de Paço de Arcos. «Totalmente com a estratégia. Julgo que as férias são para descansar! Fiz questão de que o meu filho percebesse a sorte que tem, comparativamente com outros meninos que, muitas vezes, recebem um livro inteiro de fichas para fazer nas férias!»

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais; Fotos: DR

Siga a Nova Gente no Instagram