Saúde e Beleza
Gripe

Aprenda a evitá-la

Seg, 17/01/2011 - 15:47

Febre, dores no corpo e cansaço. São alguns dos sintomas da gripe tão comuns no Inverno. Saiba como proteger­-se.

Com o Inverno chegam as chamadas doenças do frio, também conhecidas como doenças respiratórias. Por exemplo, a gripe, uma doença contagiosa, que ataca pulmões, nariz, ouvidos, garganta e seios nasais – causada pelo vírus influenza – que afecta miúdos e graúdos, apesar de mais perigosa em crianças e em idosos, é mais comum nesta estação do ano. Muitas vezes confundida com uma vulgar constipação, a verdade é que os sintomas são bem diferentes. A NOVA GENTE falou com o Carlos Robalo Cordeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia que o ajuda a entender este vírus.

O que é?
A gripe é uma infecção do trato respiratório causada pelo vírus influenza, seja ele A, B ou C. “Ainda que evolua normalmente para a cura, este vírus pode causar graves complicações, sendo o tipo A, o vírus mais insistente, associado às epidemias graves. Neste caso os sintomas são mais acentuados e demoram mais tempo a passar.”

Sintomas
Sendo a gripe transmitida através de gotículas infectadas, por contágio directo ou pelo ar, os sintomas associados são bem característicos. “É importante que não se confunda gripe com uma vulgar constipação. Neste último há uma congestão e corrimento nasal. No caso da gripe é comum sentir dores musculares, cansaço, febre, dores de cabeça e tosse seca.”

Prevenção
A forma mais eficaz de prevenção é a vacina “em especial para idosos, crianças e pessoas com doenças do foro coronário, ou diabetes. É meio caminho andado para combatermos este vírus. Relativamente ao tratamento, e isto para quem apanhou o vírus, este é efectuado através de anti­-inflamatórios e anti­piréticos. Não nos esqueçamos que a gripe é uma doença autolimitada com a duração de cerca de uma semana”.

Mais frequente no Inverno
Com temperaturas mais baixas e poucas radiações ultravioletas, o vírus resiste o tempo suficiente para ser transmitido de uma pessoa infectada para uma saudável. “Para além disso, nesta época do ano há um maior agrupamento de pessoas em recintos fechados o que é mais propício ao contágio.”

O grande perigo
A pneumonia é o grande perigo quando se fala deste vírus. “É que há uma fronteira entre a pneumonia e a gripe que só avança quando não é efectuado tratamento.” E a pneumonia, que não é mais do que uma infecção nos pulmões, é a principal causa de morte entre as crianças até aos cinco anos, com os dados a apontar para 1,5 milhões de mortes num ano em todo o Mundo.

Algumas dicas
Vacinação
Contactar o médico quando houver suspeita
Roupa quente
Alimentos quentes

Formas de transmissão
Este vírus pode ser transmitido de duas formas:
Contágio directo com o infectado ou objectos em que este tocou
Pelo ar

Grupos de risco
Crianças
Diabéticos
Doentes coronários
Pessoas com mais de 65 anos

Siga a Nova Gente no Instagram