Saúde e Beleza
Gravidez

Dúvidas sobre concepção

Ter, 08/02/2011 - 12:28

A gravidez é um bicho­-de­-sete­-cabeças para a maioria dos pais. A verdade
é que há vários mitos sobre concepção. Saiba quais...

Planear uma gravidez é um dos momentos mais felizes da vida de um casal, mas, na maioria dos casos, este é um tema que se pode tornar um bicho­-de­-sete­-cabeças. Dúvidas tais como o dia do seu período fértil ou a melhor posição para conceber o seu filho surgem e atormentam alguns pais. Na realidade, há vários mitos relacionados com a concepção, pelo que o melhor que tem a fazer é manter­-se informado e guiar­-se pela opinião dos especialistas. Para que não restem dúvidas, a NOVA GENTE desmistifica alguns dos mitos mais comuns.

Sem contraceptivos: estou pronta para engravidar?
Os contraceptivos hormonais, como as pílulas contraceptivas, podem provocar alterações ao nível do seu organismo. Será preciso algum tempo até que os seus níveis hormonais e o seu ciclo menstrual voltem ao normal. Os números indicam­-nos que os níveis de fertilidade voltam aos seus valores normais entre 45 a 60 dias depois de se parar o anticoncepcional.

A posição não interessa?
Podem ser necessários alguns ajustes no sentido de beneficiar esta concepção. Ainda que, durante a ovulação, o muco cervical adquira uma textura que permite uma maior aderência ao esperma e, como tal, uma maior probabilidade de sucesso na concepção, a verdade é que independentemente da posição utilizada há sempre uma pequena quantidade de esperma que pode perder­-se. Por isso, recomendam­-se posições em que haja penetração profunda, de forma a facilitar que a ejaculação ocorra mais perto do colo do útero.

Como calcular o meu período fértil?
A duração, características e periodicidade do ciclo menstrual variam sempre de mulher para mulher. Além disso, só nos casos em que há um ciclo perfeito de 28 dias (este ciclo corresponde ao intervalo de tempo entre o primeiro dia de um período e o primeiro dia do período seguinte, que pode durar entre 21 e 35 dias) é que a ovulação ocorre no 14.º dia da sua menstruação. O mais fácil será guiar­-se sempre pelo que diz a ciência: o período mais fértil durante o ciclo menstrual ocorre nos dois dias imediatamente anteriores e no próprio dia da ovulação.

O meu peso interfere com os resultados?
Se está acima do seu peso recomendado, deve tentar perder esses quilinhos a mais, já que está provado que o excesso de tecido gorduroso aumenta a produção de e­strogénio, que pode dificultar a gestação. Além disso, o excesso de peso interfere ainda com o ciclo hormonal da mulher, podendo alterar a capacidade de fertilidade.

Não consigo engravidar... Devo procurar ajuda?
Os especialistas só consideram a possibilidade de se estar perante um problema de infertilidade passados 12 meses de tentativas. Em média, 80% dos casais saudáveis engravidam no período de um ano.

Marta Crawford diz...
“A falta de informação vem desde o início, claro que depois quando as mulheres querem fazer os cálculos não sabem ou não têm a certeza do seu período fértil.” “É importante que as mulheres saibam que não é no imediato que vão engravidar, por isso não precisam de estar ansiosas, porque essa vez será a excepção e não a regra.”
“Existem 26 dias por ano, que são os mais fortemente prováveis para a concepção, e este género de testes [de ovulação] permitem que as mulheres se direccionem para estes dias.”
“Se ao fim dos tais 12 meses a mulher não conseguiu engravidar é a altura ideal para procurar um especialista. Às vezes até são coisas pequenas.”
“Os dados indicam que 70% das mulheres ficam ansiosas quando não conseguem engravidar.”

Siga a Nova Gente no Instagram