Nacional
Graça Freitas

A história do nascimento da diretora-geral da Saúde em plena pandemia: «Podia nem ter nascido»

Seg, 20/04/2020 - 20:21

Graça Freitas revela que esta é a quarta pandemia que enfrenta. «Tenho 62 anos e costumo dizer que já passei por várias pandemias. Eu nasci num ano pandémico»

Graça Freitas foi protagonista de uma conversa descontraída e reveladora, esta segunda-feira, dia 20 de abril, no programa de Cristina Ferreira, na SIC. A diretora-geral de Saúde falou sobre a pandemia que o País atravessa e não só...

Depois de receber um agradecimento da apresentadora por todo o seu empenho, Graça Freitas começou por explicar que não esperava todo este cenário: «Esperava que isto [pandemia] não tivesse acontecido porque não estaríamos numa situação destas… mas aconteceu e quando acontece temos de estar à altura do que a vida nos dá. É isso que tenho tentado fazer todos os dias desde o início deste ano», contou.

A diretora-geral de Saúde admite acordar, todos os dias, «antes das 06h00» e inicia o dia a ver as últimas informações que ocorrem durante a noite. «A minha rotina da parte da manhã é ver o que aconteceu durante aquelas horas [em que estive a dormir]. Desde a hora em que me deitei até há hora em que me levantei. Tenho muita preocupação em ver o que aconteceu no Mundo».

Graça Freitas considera que «ninguém é insubstituível», no entanto acredita que faz falta na Direção-Geral de Saúde (DGS): «Ninguém é insubstituível mas, nesta altura, acho que faço falta e enquanto conseguir estar do ponto de vista físico, vou estar».

«A minha mãe teve gripe de 57 da pandemia poucos dias antes de eu nascer»

Avizinham-se tempos difíceis, ainda assim, Graça Freitas revela que esta é a quarta pandemia que enfrenta. «Tenho 62 anos e costumo dizer que já passei por várias pandemias. Eu nasci num ano pandémico. A minha mãe teve gripe da pandemia, em 1957, poucos dias antes de eu nascer. Eu podia até nem ter nascido. Na altura ninguém sabia que estávamos em pandemia. Foi a grande diferença», revelou. Recorde-se que a gripe asiática foi uma pandemia que se iniciou na China no começo de 1956 e durou até 1958.

«Em 1968 houve outra pandemia. Eu própria e a minha família tivemos gripe. Também não tínhamos noção que estávamos numa pandemia. Depois houve a Gripe A - HiN1 - e agora esta do Covid-19».

Texto: Márcia Alves; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Pontos de Venda das Nossas Revistas

Siga a Nova Gente no Instagram