Internacional
Gérard Depardieu

Já é russo

Seg, 07/01/2013 - 11:36

Para não pagar imposto sobre os elevados rendimentos que aufere em França, o ator pediu a cidadania russa, que lhe foi dada em tempo recorde.

"Eu ano a Rússia", declarou o ator francês Gerard Depardieu quando foi recebido pelo Presidente russo.

Em dezembro o ator tinha manifestado vontade de ir residir para a Bélgica para fugir ao novo imposto criado pelo Presidente François Hollande sobre os rendimentos mais elevados.

Acabou por ser a Rússia a receber de braços abertos Depardieu, que já tem até passaporte russo.

Foi o próprio Putin, por decreto, a atribuir ao ator a cidadania que lhe permite ficar a salvo da carga fiscal que irá recair, em França,  sobre os rendimentos dos mais ricos.

"Se Gérard realmente quer obter autorização de residência ou cidadania russa, consideremos que o caso está resolvido", disse prontamente Vladimir Putin quando se falou pela primeira vez nessa hipótese, em meados de dezembro passado.

De acordo com notícia do Sol, citando a Agência Lusa, o ator "recebeu a cidadadia russa em tempo recorde pois há milhares de russos, que vivem nas antigas repúblicas da URSS ou noutros países estrangeiros, que esperam anos para conseguir o que o actor francês obteve em dias."

Esta mudança já está a suscitar uma enorme discussão não só sobre o imposto lançado por Hollande como sobre as consequências que poderá trazer a médio prazo se a moda pegar.  

Siga a Nova Gente no Instagram