Internacional
Gabourney Sidibe

A história de “Precious”

Ter, 02/03/2010 - 12:31

Nomeada para Melhor Actriz, a jovem afro-americana é uma anti-vedeta com 160 quilos.

Com 26 anos, Gabourey Sidibe estreia-se na sétima arte, com a recompensa de estar nomeada para os Óscares, na categoria de Melhor Actriz. Um feito somente alcançado por oito actrizes afro-americanas, na história do cinema, sendo Halle Berry a primeira, e única, negra a conseguir arrecadar o prémio.

Em Precious - A Força de Uma Mulher, que conta com a produção da adorada Oprah Winfrey, a nova-iorquina veste a pele Claireece. Uma adolescente analfabeta, de 16 anos, que, grávida pela segunda vez, é abusada pelo pai e agredida, psicologicamente, por uma mãe castradora.
Mas a história de Sidibe também é extraordinária: A actriz tem 160 quilos, o que quebra todos os padrões institucionais da Academia de Hollywood- não é experiente, esbelta ou linda de morrer.

Aliás na vida real, a jovem não podia estar mais longe de ser uma vedeta. Filha de uma cantora de rua e de um taxista senegalês, a americana cresceu ciente das dificuldades do mundo do espectáculo e das dificuldades da vida adulta, que esperavam por si.

Os pais separam-se quando ainda era muito nova, e a sua preocupação era conseguir sobreviver e ter uma vida normal. Sem interesse pela representação, procurou ter uma educação e um trabalho que lhe desse segurança. De facto, antes de ser “apanhada” por Hollywood, Sidibe trabalhava como recepcionista, ao mesmo tempo que estudava Psicologia. Determinada, não se considera uma escrava da imagem, pelo contrário: adora arranjar-se. “Gosto de me ver ao espelho e achar que sou a Tyra Banks”.

Siga a Nova Gente no Instagram