Nacional
Futebol

Sérgio Conceição, uma história de conquistas

Sex, 01/07/2022 - 10:00

Sérgio Conceição provou ser uma das maiores figuras da história do futebol português, tanto como jogador, quando jogou em muitos clubes europeus, como treinador, agora que está à frente do FC Porto. Neste artigo, damos uma vista de olhos à sua biografia.

Um predestinado a caminho dos relvados

Sérgio Conceição, nascido a 15 de novembro de 1974, em Coimbra, é um antigo futebolista profissional internacional português e atual treinador de futebol. Jogou como extremo na Europa e na Ásia.

Conceição era conhecido pela sua velocidade e potência, com boa capacidade de passe e pontapés bastante precisos. Após iniciar a sua trajetória no FC Penafiel, fez a sua grande aparição no FC Porto, onde assinou em 1996.

Após duas épocas em que conquistou o título da liga portuguesa, mudou-se para Itália, jogando pela SS Lazio, Parma e Internazionale. Foi fundamental nos anos de sucesso da Lazio, em meados dos anos 2000, quando ganhou a Taça das Taças e o título da Liga italiana. No total, Conceição passou seis anos em Itália antes de se mudar para o Porto por um curto período. Jogou na Bélgica, Kuwait e Grécia antes de se afastar dos relvados. A sua longa trajetória de jogador terminou com o PAOK FC em 2010.

Ao nível da seleção, Sérgio Conceição foi um dos principais jogadores da equipa portuguesa de futebol durante muito tempo. Estreou-se a 9 de novembro de 1996 contra a Ucrânia e esteve presente no Euro 2000 e no Campeonato do Mundo de 2002. Conceição marcou três golos contra a Alemanha em 2000 e levou Portugal às meias-finais. No entanto, no Mundial de 2002, Portugal foi eliminado na fase de grupos.

Falhou o Euro 2004 devido a uma lesão. E a partir daí, deixou de ser convocado para a seleção nacional, uma vez que jogadores mais jovens como Deco e Cristiano Ronaldo eram preferidos.

Terminada a carreira como jogador, começou a de treinador.

Um treinador de raça e vontade

Após o fim da sua carreira de jogador, decidiu continuar no clube grego como diretor-desportivo, enquanto estudava para obter uma licença de treinador.

A sua história como treinador começou em 2012. Aceitou um emprego no Olhanense, em janeiro, que levou à salvação da equipa na Primeira Liga portuguesa no final da época. Demitiu-se a meio da época seguinte.

Em abril de 2013, Sérgio Conceição regressou à sua cidade natal, Coimbra, para treinar a Académica. Conseguiu evitar a descida e terminou a temporada 2013-14 num confortável nono lugar.

Foi então que, na época seguinte, treinou o Braga. Numa temporada, conseguiu melhorar a sua reputação como treinador: terminou em quarto lugar no campeonato e chegou à final da Taça de Portugal, perdida nos penalties contra o Sporting. Após a derrota, fez as malas e mudou-se para o Vitória de Guimarães.

A aventura em Guimarães durou apenas uma época, logo após seguiu-se a ida para o Nantes. Em 2017, Sérgio Conceição aceitou regressar ao Porto, desta vez como treinador.

FC Porto: da cidade do Porto para o mundo

Com mais de 100 anos de história, o FC Porto é um dos clubes mais titulados a nível mundial. Com inúmeras conquistas é e foi a casa de partida de muitos craques mundiais. Cubillas, Madjer, Futre, Tostão, Deco, Jardel, entre muitos outros, brilharam no clube treinado agora por Conceição.

Além disso, é também a casa do presidente mais titulado do mundo, Jorge Nuno Pinto da Costa. Entre Liga dos Campeões, Liga Europa, Taça Intercontinental, Pinto da Costa conta com mais de 30 títulos nacionais e internacionais ao longo da ligação com o clube, o que trouxe inúmeras conquistas desportivas e não só.

Isto porque o Porto não é só futebol, é também uma das marcas mais importantes em Portugal. Uma das que atrai mais investimentos e parceiros internacionais, incluindo uma das maiores casas de apostas desportivas, a Betano, onde é possível apostar em todo o tipo de desportos e torneios, desde futebol e basquetebol, passando por ténis e voleibol, até MMA e Fórmula 1. Neste sentido, a oferta inclui, claro, as mais importantes ligas nacionais de futebol, como a Bundesliga alemã, a Premier League inglesa e a Primeira Liga portuguesa, que o Porto venceu este ano (21/22).

Exemplos como estes mostram então a atual importância e sucesso do clube tanto no campo como na gestão desportiva, inclusive como modelo de negócio para outras equipas de futebol em Portugal e outros países.

Com o Porto, Conceição conta com 3 campeonatos nacionais, uma supertaça e uma taça de Portugal no seu currículo.

Família e vida pessoal

Sérgio Conceição não é de manchetes. Teve sempre uma vida privada e recatada. Tem cinco filhos: os quatro mais velhos, Francisco, Moisés, Rodrigo e Sérgio, seguiram os passos do pai e começaram a sua aventura como futebolistas. O seu segundo filho, 'Chico' (Francisco), fez a sua estreia sob a batuta do pai.

Com efeito, caso para dizer: “Mister tem aqui uma bela carreira!”.

Siga a Nova Gente no Instagram