Nacional
Francisco Lobato

Consegue feito inédito

Qui, 05/05/2011 - 17:16

O velejador português concluiu a mítica travessia solitária do Atlântico e chegou à ilha Martinica na oitava posição da prova.

Francisco Lobato atingiu na semana passada um feito inédito ao conseguir concluir a travessia solitária do Atlântico em oitavo lugar e chegar à ilha Martinica  em 16 dias, 12 horas, 49 minutos e 39 segundos.

O velejador português tinha partido de Bénodet, em França, para mais uma regata que conta para o campeonato mundial e terminará nas Caraíbas. Apesar do bom resultado, nem tudo como como o previsto e Francisco teve de enfrentar algumas dificuldades, como o próprio admitiu.

“As coisas não correram muito bem para mim no cabo Finisterra, fiquei sem o Spi grande e o Spi pequeno. Desde essa altura percebi que não poderia lutar para os primeiros lugares. Psicologicamente foi um pouco duro, ficando um pouco em pausa ao largo dos Açores. Não estava muito inspirado com as minhas opções o que me desmoralizou. Depois resolvi descansar um pouco, dormir e aproveitar o momento. É verdade que ao fim eu avancei rápido. Ainda aprendi coisas sobre o barco e penso que isso me vai servir no futuro. Sinto que a ultima semana me serviu de qualquer coisa. Sinto-me confiante”, à chegada.

Entretanto, o velejador já pensa na próxima regata, a Generali Solo, que se realiza no princípio de Junho, no Mar Mediterrâneo. 

Siga a Nova Gente no Instagram