Documento
A fórmula para ser boa mãe

«Os filhos não precisam de uma mãe perfeita, mas de uma mãe feliz»

Qui, 12/09/2019 - 15:30

«Ser mãe significa assumir um dos papéis mais exigentes e importantes da vida de uma pessoa.»

Ser mãe significa assumir um dos papéis mais exigentes e importantes da vida de uma pessoa. Assumimos inúmeras responsabilidades e tentamos obter respostas para tantas dúvidas que vão surgindo todos os dias.

É impossível cumprir esta tarefa de maneira irrepreensível e sem cometer erros. Na verdade, não existe uma fórmula universal para ser boa mãe, mas cada uma é perfeita, à sua maneira, para o seu filho, do qual também aprende algo novo todos os dias.

Tentar ser uma mãe perfeita não é apenas irrealizável, mas é contraproducente, porque leva à frustração e impede que você desfrute da beleza da maternidade.

LEIA TAMBÉM: «Se amanhã eu não estiver cá»: O texto que está a emocionar o mundo

Às vezes exigimos o máximo de nós mesmos e, na tentativa de encontrar a perfeição, sufocamos a nossa espontaneidade e deixamos de aprender com os nossos erros. A tarefa de uma mãe deve ser contribuir para a formação dos seus filhos, num ambiente caracterizado por amor e respeito, para que possam aprender a ser felizes.

No entanto, esquecemo-nos que as crianças aprendem muito com o nosso exemplo. Isso significa que se a mãe estiver satisfeita consigo mesma e com a sua vida, ela ensinará os seus filhos a serem felizes. Uma mãe deve primeiro sentir-se confortável no seu papel de mãe, ter confiança nela mesma e no seu instinto: só assim ela poderá estabelecer uma conexão genuína, direta e profunda com o seu filho.

Continue a ler em CrescerContigo.pt

Siga a Nova Gente no Instagram