Nacional
Florbela Queiroz

Dá grito de desespero e é arrasada por Joana Latino: «Publicações ridículas»

Qui, 09/04/2020 - 13:04

Florbela Queiroz desabafou com os fãs sobre a «tristeza» que sente por não poder exercer a profissão que a apaixona e a publicação foi comentada no Passadeira Vermelha. Joana Latino não perdoou

Florbela Queiroz revelou-se «triste» e sem esperança perante o futuro do teatro em Portugal, devido à pandemia de Covid-19. A atriz, de 77 anos, recorreu às redes sociais para dar um «grito de desespero» na madrugada da passada segunda-feira, dia 6 de abril.

«Estou muito triste. Sinto que quando isto acabar já não vou ter lugar em lado nenhum, nem nos grupos que levam o teatro pelo País, nem na televisão. Vou morrer sem voltar a trabalhar. Os dois anos que estive parada, o desgosto deu-me cabo da boca, da cara, da pele! Que Deus me leve! Que a cultura prevaleça e o teatro continue porque o teatro não pode morrer! Viva o teatro e os seus. Resistentes!», escreveu na sua página de Facebook.

Esta publicação foi alvo de comentários no Passadeira Vermelha desta quarta-feira, dia 8 de abril, e Joana Latino acabou por dizer que estas publicações eram «ridículas» e que, no cenário de «guerra» em que vivemos, «os artistas não podem vir com este tipo de discurso». 

«Não vou personalizar isto na Florbela», começou por dizer a jornalista da SIC. «Fico um bocadinho incomodada com esta revolta toda da comunidade artística que tem feito muitos discursos que não fazem qualquer sentido. Há sempre uma balança em que temos de provocar equilíbrio. Não pode haver concertos com 30 pessoas, quanto mais com 30 mil, porque estamos ameaçados de morte. Os artistas não podem vir para aqui com este tipo de discurso, que fomos os primeiros a parar e vamos ser os últimos a recomeçar, porque estamos em guerra. Estamos num cenário muito complicado, em que é a vida das pessoas que está em causa.»

«Ela foi falada durante 40 e tal anos, deve ser doloroso»

Joana Latino voltou a reforçar: «Não vou focar na Florbela, porque teria de dizer que acho estas publicações ridículas e não o quero dizer». «As pessoas podem fazer coisas positivas, mexam-se. O Tiago Teotónio Pereira está a fazer tutoriais para as redes sociais que mostram que é um excelente ator.»

Perante esta afirmação, Nuno Azinheira chamou à atenção da colega. «Esta revolta da Florbela Queiroz já é conhecida. (...) Ela tem tido algumas oportunidades na vida, não tantas como gostaria, mas acho que é um bocadinho crual dizer, Joana, 'mexa-se'. Porque alguém com 77 anos não se pode mexer muito. Há muito poucos atores com a idade dela que estão na ribalta.»

Mariama Barbosa foi a terceira comentadora a intervir na conversa, defendendo a atriz. «Acho graça uma mulher de 77 anos ainda querer ir trabalhar para a televisão. (...) Temos de estar preparados para receber um 'não'. Existe um dia em que a tua vida vai parar. Ela foi falada durante 40 e tal anos, deve ser doloroso.»

«Se estão aflitos não gastassem tudo o que ganharam em festas»

Após a primeira publicação, Florbela Queiroz dirigiu-se novamente ao Facebook para escrever uma publicação. Em tom de ironia, a atriz disse: «Amigos! Acho que ninguém de teatro e das cantigas deve publicar mais nada a não ser fotos de trabalho porque os comentários a todos nós são (se estão aflitos não gastassem tudo o que ganharam em festas em tabaco em bebidas em roupas caras em grandes casas tivessem poupado), sendo assim esperem que se possa trabalhar tal como os jogadores de futebol!».

Ao perceberem o desespero da atriz, vários amigos e fãs deixaram-lhe mensagens de apoio. «Serenidade e esperança!» ou «Calma! Muita fé!» foram algumas das mensagens.

«Calma. As coisas não podem ser vistas dessa maneira. Agora estamos todos no mesmo barco Flor. Vamos esperar por melhores dias. Beijo e pensamento positivo», escreveu um outro amigo.

Pontos de Venda das Nossas Revistas

Texto: Filipa Rosa e Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram