Nacional
Filomena Cautela vs Cláudio Ramos

Quem Quer Ser Milionário com mais candidatos do que o Big Brother

Ter, 10/03/2020 - 11:40

Ainda sem data de estreia, Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão está a entusiasmar os portugueses. O concurso da RTP1 já conta com mais inscritos do que a nova edição do reality show da TVI.

Na apresentação de Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão, esta segunda-feira, 9 de março, José Fragoso anunciava o número de pessoas que já se inscreveram para participar na nova edição do concurso: 15 mil, contabilizadas há alguns dias, e que, entretanto, já subiu. O mesmo número de candidatos que, curiosamente, se candidataram ao Big Brother 2020, inscrições que fecharam no passado dia 21.

Sem fazer comparações, o diretor de programas da RTP explica que «esses números são muito comuns nos nossos concursos». «Até no The Voice Kids [que terá uma nova edição em breve] temos milhares de inscritos. Não são estes números mas vê-se que há uma apetência muito grande», explica José Fragoso.

O responsável pela programação da estação pública de televisão descreve o concurso que vai ser conduzido por Filomena Cautela como «boa televisão» e aponta os motivos que levam a que tantos queiram participar no formato. «As pessoas vêm a estes programas e sabem que a imagem delas não é afetada, a reputação delas fica incólume. Não é a mesma coisa que participar noutros formatos que vemos por vezes por aí», diz José Fragoso.

«O objetivo é vir, passar uma tarde animada. Quem vem aqui fica a conhecer o estúdio, os bastidores da televisão. É natural que as pessoas queiram participar. Quando conseguem ganhar dinheiro ficam satisfeitas e é bom mas quando não ganham vão-se embora com uma ideia de que participaram num projeto, estiveram envolvidas e isso é importante», acrescenta ainda o diretor de programas da RTP.

«Se correr mal, volto para o 5 Para a Meia-Noite!»

Menos de 48 horas depois de coapresentar a final do Festival da Canção, em Elvas, Filomena Cautela já estava nos Estúdios da Contra Campo / Nova Imagem, em Loures, para a apresentação do seu novo desafio profissional. «Ainda estou a ressacar do Festival», confessou, bem humorada. Depois de, em 2019, ter conduzido I Love Portugal e Jogo de Todos os Jogos, Mena volta aos concursos na edição comemorativa dos 20 anos do Quem Quer ser Milionário. Ou, como descreve Pedro Cardoso, da produtora Warner Bros Portugal, «o Ferrari dos concursos».

Mudanças de registo que não assustam a apresentadora. «Acho que tem a ver com o entusiasmo com que ficas para cada projeto. Há uma coisa muito boa que é nunca ninguém me ter pedido para mudar a forma como comunico», explica, dizendo:«tenho a sorte de ter projetos muito loucos, muito interessantes e estimulantes. Só me posso sentir lisonjeada e agradecida».

Filomena Cautela sucede a nomes como Jorge Gabriel, Carlos Cruz ou José Carlos Malato. «É uma responsabilidade muito grande para mim saber que tantos nomes extraordinário já passaram por aqui mas principalmente saber que é a primeira vez que uma mulher apresentadora está a fazer isto. A Maria Elisa e a Manuela Moura Guedes, que já passaram pelo formato, são jornalistas de raiz. Ser a primeira apresentadora a fazer isto é uma responsabilidade redobrada e uma carga de trabalhos», diz a apresentadora, brincando: «Se correr mal, volto para o 5!».

Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão ainda não tem data de estreia mas, ao contrário das versões anteriores, não será diário. A RTP, como explicou José Fragoso, quer que o concurso seja «um evento» da programação, daí a escolha do concurso para o horário nobre do fim-de-semana, mais concretamente ao sábado à noite. Serão 6 os concorrentes em estúdio, todos com oportunidade de conquistar, caso respondam às 15 perguntas, o prémio máximo: 50 mil euros. Serão gravados 30 programas. O concurso vai ter emissões especiais, duas das quais já anunciadas: uma com youtubers e outra com desportistas.

Texto: Raquel Costa; Fotos: Marco Fonseca e Arquivo Impala

Siga a Nova Gente no Instagram