Nacional
Filipa Valente

'Nem sabe se o irmão está vivo'

Sex, 09/09/2011 - 15:37

Pai biológico de Filipa Valente não vê os netos “há quatro anos” e garante que vai “fazer valer os direitos de avô em tribunal”.

A ex­-mulher de Simão Sabrosa cortou relações com o pai verdadeiro desde que se casou. Com a “desculpa de que os filhos não têm maturidade para saberem que têm outro avô”, Filipa nega a Luís Guerreiro a convivência com os netos, que não vê “desde que a Mariana entrou para a escola, há quatro anos”.

“Vi a minha neta quatro vezes e o Martim só uma”, lamenta o pai biológico de Filipa Valente. Por isso, está a “pensar seriamente fazer valer os direitos de avô em tribunal”. Na Imprensa, as referências de Filipa ao pai dizem respeito a uma “pessoa que não sou eu, é o padrasto”. “Quem me conhece questiona­-me” e ainda hoje “ela apresenta­-se como Filipa Valente, o apelido da mãe, e nunca utiliza o meu – Guerreiro – nem Magda, que é o primeiro nome dela”.

Luís Guerreiro é um “homem cheio de perguntas e nenhuma resposta”, apesar das várias tentativas que, entretanto, se cansou de fazer. “A minha filha não fez nada para tentar a reaproximação e eu, a partir de certa altura, também não”, admite, angustiado. Filipa afastou­-se “completamente deste lado da família”. Tem um “irmão deficiente e nunca se importou em saber como é que ele está”. “Aparece nas revistas a apoiar crianças necessitadas e depois não se interessa em saber como está o irmão”, desabafa. “Não sabe se ele está bem, se está vivo ou morto.”

Leia a história completa na edição desta semana, já nas bancas.

Siga a Nova Gente no Instagram