Nacional
Filipa Azevedo

Apaixonou todos aos 18 anos

Ter, 23/03/2010 - 12:09

Vencedora do 46º Festival da Canção, a jovem cantora sonha com o mundo da música, ao lado do namorado, Nélson Antunes. Os dois conheceram-se na Família Superstar.

No dia em que fez o casting para o concurso Família Superstar, Filipa Azevedo, de 18 anos, estava longe de imaginar o futuro. E a milhas de distância de pensar que podia vencer o Festival da Canção português.

“A ideia passou­-me pela cabeça, mas nunca imaginei que fosse mesmo ganhar. É o realizar de um sonho”, comentou, entre risos. A emoção foi tão forte que nem os assobios do público, no Campo Pequeno, conseguiram estragar o momento. “Isso geralmente acontece todos os anos, não é? Mas quando estava em palco não reparei. Só reparei quando várias pessoas me ligaram a dizer”, conta.
 
Eleita para representar o País na 46.ª edição do Festival da Eurovisão – este ano em Oslo, na Noruega – a jovem nortenha vive um momento de renascimento mediático, graças a figuras da estação de Carnaxide que a recordam como um crescente “furacão” da música. “A Clara de Sousa falou de mim ao Augusto Madureira e ele telefonou­-me a convidar.” Satisfeita com o desafio do jornalista da SIC – e compositor da música – em interpretar Há Dias Assim, Filipa conseguiu vencer (e convencer), na primeira tentativa de fazer parte do festival.

“Já tinha pensado em concorrer, mas nunca levei a ideia muito a sério”, desabafou, recordando momentos inesquecíveis do concurso de talentos da SIC que a lançou para o sucesso e... para as doçuras do amor, ao lado do jovem actor Nélson Antunes, de 22 anos. “Conheci­-o [Nélson] nos castings da Família Superstar. Apaixonámo­-nos por tudo um do outro! Começámos por ser amigos. Conversávamos, fomo­-nos conhecendo melhor e acabámos juntos. Já há dois anos e dois meses.”
Inseparáveis, os dois tornaram­-se parte essencial do outro e seguiam­-se em cada pisada. Enquanto Filipa era considerada a Beyoncé portuguesa, Nélson acompanhava. Mais tarde, deu­-se o reverso da medalha  e o jovem conseguiu o papel de protagonista na série juvenil Rebelde Way. “Não gostava de ver, mas via”, brinca a cantora sobre as cenas em que entrava o namorado.

Agora, com a eleição de Filipa para a Eurovisão, Nélson ajuda na promoção do (imenso) trabalho. Todas estas novas experiências têm ajudado Filipa a superar a sua timidez: ”Sempre fui muito calada. Comecei a falar mais com a convivência com as pessoas no mundo artístico”.
O casal passou, entretanto, por um duro teste, superado com êxito. É que após ter gravado o álbum com os Anjos ­– o prémio de Família Superstar ­– a jovem decidiu ir para Londres estudar Tecnologia de Música: “Quero compor as minhas próprias músicas, fazer tudo ao meu gosto e produzir para mim.” Sob o abrigo da avó, que vive em Londres, Filipa recorda o “bom ambiente” que viveu com amigas e professores: “É um estilo muito diferente”.

A cantora regressou a Portugal, por altura do Natal, e para junto de Nélson, com quem vive há dois anos. “Para já, não penso em oficializar a minha relação com o Nélson. Ainda temos muito tempo...”, assegura.

Siga a Nova Gente no Instagram