Nacional
Fernando Mendes

Revela que os fãs lhe dizem que já podem morrer depois de o conhecer: «É uma das coisas mais bonitas que tenho na vida»

Sáb, 14/03/2020 - 18:00

Numa conversa emotiva, Fernando Mendes «abriu o coração» a Fátima Lopes, no programa Conta-me Como És, na TVI, recordou a morte da mãe que ainda não superou e falou da relação especial que tem com os telespectadores d' O Preço Certo.

Fernando Mendes deu a conhecer o seu lado mais íntimo no programa de Fátima Lopes, Conta-me Como És, emitido este sábado, dia 14 de março.

O apresentador d'O Preço Certo, na RTP, falou da morte recente da mãe que ainda não superou, da sua ligação à família, nomeadamente aos irmãos, aos dois filhos e, mais recentemente, aos netos, e falou da relação especial que tem com os telespectadores que o acompanham há vários anos. 

Em conversa com a apresentadora da TVI, Fernando Mendes revelou que tem por hábito visitar hospitais e lares de idosos para estar próximo das pessoas mais vulneráveis que o acompanham. «Ir a um hospital é das coisas que mais me custa, mas é bom. Choro mas acho que é importante as pessoas que te 'consomem', que gostam de ti, principalmemte as crianças e os idosos, conhecerem-te. Vou a muitos lares porque às sete da tarde eles estão 'presos' à televisão. Das coisas mais bonitas que tenho é quando os idosos me dizem: 'Agora já posso morrer porque já conheci o Fernando Mendes'», confidenciou o apresentador d'O Preço Certo. 

Conhecido pela sua simpatia e boa-disposição permanentes, Fernando Mendes confessou que também tem dias em que está triste e que, nesses momentos, prefere «evitar as pessoas». «Às vezes quando não estou bem, tento evitar as pessoas, não saio, ponho-me no meu cantinho. E é o melhor que tenho a fazer», contou, admitindo que é uma «pessoa sensível». «A parte emotiva está muito dentro de mim», disse.

A relação inseparável com os irmãos: «Precisamos uns dos outros»

As mensagens deixadas pelos irmãos, Júlio e Ana Mendes, deixaram o apresentador da RTP, em lágrimas. «Tenho uns irmãos extraordinários. Trabalhadores, educados e com um coração... se o meu é grande o deles é ainda maior», elogiou Fernando Mendes, confessando que a relação com os irmãos se tornou ainda mais próximas, depois do falecimento da mãe. «Desde que a minha mãe faleceu que falamos muitas mais vezes, precisamos uns dos outros e agora estamos muito mais antentos uns aos outros, tento estar presente o mais possível», referiu.

O apresentador recordou a morte da mãe e assumiu que ainda não conseguiu superar esta perda. «A minha mãe viveu até aos 87 anos e foi sempre uma grande mulher, uma grande mãe e uma «mulher de armas». Durante estes 15 anos, a minha mãe teve dois cancros e um AVC e ninguém soube. Enquanto eu estava a fazer o programa essas coisas aconteceram todas. Ela sempre foi uma grande mulher que superou essas coisas todas.», disse Fernando Mendes. 

A morte da mãe que ainda não superou: «Eu tive um pressentimento»

Emocionado e de lágrimas nos olhos, Fernando Mendes recordou o momento exato da morte da mãe. «Ela morreu num dia em que eu tive um pressentimento. Ela estava muito mal no hospital e quando eu entro no direto, ela morre. Aquilo mexeu e mexe bastante comigo. Parece que estava à minha espera para se despedir de mim. Se ela estiver 'lá em cima' a ver-me, ela sabe que eu estou sempre com ela e que nunca esqueço o que ela fez por mim e pelos meus irmãos», disse o apresentador. 

«Não está a ser fácil, é muito difícil 'o continuar', era preciso chorar bastante mais... Às vezes, gosto de pegar no carro e dar a minha volta e deitar a minha lágrima no canto do olho. Parece que ainda não acredito que isto tenha acontecido mas aconteceu e temos de andar para a frente». 

O amor pelos filhos e pelos netos

Durante a entrevista, Fernando Mendes foi surpreendido com a mensagem de vários amigos. A atriz Rosa do Canto com quem se estreou no teatro, aos 17 anos, no Teatro Mayer, na revista «Reviravolta», foi uma das amigas a enaltecer a amizade do apresentador.

Os dois filhos do apresentador também deixaram uma mensagem especial, destacando o novo papel de Fernando Mendes como avô. As palavras emocionaram o apresentador que elogiou a personalidade dos filhos - «são extraordinários», referiu - e admitiu ser apaixonado pelos netos.

«Eu gosto de crianças mas nunca tive muita paciência. Agora, com os meus netos, acho-me muito diferente. Hoje é giro ver os meus netos a correrem para mim e a chamarem-me de 'Vô Nanando'. Tenho uns filhos lindíssimos, tenho uns netos lindíssimos. Graças a Deus tive esta sorte», terminou o apresentador.

Texto: Sofia Santos Cardoso; Fotos: Reprodução Instagram 

Siga a Nova Gente no Instagram