Nacional
Fernanda Serrano e Sofia Ribeiro

Assinalam drama do cancro ao recordar momentos mais marcantes da doença

Qua, 30/10/2019 - 14:20

Fernanda Serrano e Sofia Ribeiro ultrapassaram o drama do cancro e assinalam a data com as recordações mais marcantes da doença.

Esta quarta-feira, 30 de outubro, assinala-se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. Como tal, Manuel Luís Goucha recebeu no Você da TV! dois rostos bem conhecidos dos portugueses que já venceram esta dura batalha: falamos de Fernanda Serrano e Sofia Ribeiro.

A ex-mulher de Pedro Miguel Ramos (divorciaram-se no verão deste ano) recebeu o diagnóstico em fevereiro de 2008, tendo sido operada ao tumor maligno poucos dias depois. Os tratamento começaram de seguida, que vieram a revelar-se um sucesso. Já o cancro de Sofia Ribeiro foi diagnosticado em 2015.

«Depois de um momento tão complicado, se nós não olharmos para a vida de forma grata, não há outra forma de o fazer», começa por revelar a ex-mulher de Ruben Rua

«Que peso é que tem a palavra cancro?», pergunta o apresentador. «Durante muito tempo não verbalizava a palavra. Não conseguia. Agora tem que ver com distanciamento. É algo que pode ser perfeitamente possível na vida de qualquer um», responde Fernanda Serrano. 

Sofia Ribeiro acrescenta ainda que «é importante falarmos sem medo. Se acontecer temos de estar preparados».   

O marido de Rui Oliveira quis saber se o caso de Fernanda Serrano foi um exemplo para a colega e amiga. «Ela foi uma das minhas conselheiras. Foi logo das primeiras pessoas com quem falei», responde a namorada de João Almeida Henriques

«O cancro não é o fim, atenção. A minha preocupação era saber se a Sofia ia precisar de ajuda para as coisas em casa, porque de resto eu sabia que ia correr tudo bem. Os tratamentos fazem com que, em determinados dias, se perca a energia para fazer coisas como o almoço, a cama», comenta a apresentadora do programa O Resto É Conversa, que acabou recentemente. 

Antes do cancro, Fernanda rapou o cabelo para uma personagem que tinha essa mesma doença [Queridas Feras, TVI, 2004]. «É algo que ainda mexe comigo, foi cinco antes de ter a doença. Pensava em duas pessoas da minha família que estiveram doentes», começa por dizer, em relação ao assunto. «Esta cena preparou-me. Se há momentos certos na vida, este foi um deles. Quando me aconteceu, já não foi um choque como poderia ter sido, eventualmente. Deixa de ser ficção e passa a ser realidade», completa. 

Em jeito de brincadeira, Goucha atira: «Sem cabelo és lindíssima. Até acho que me apaixonaria por ti!» 

«É bom ouvir isso vindo de um homem. O Pedro [Miguel Ramos] esteve sempre ao meu lado. Irei sempre estar grata», afirma Fernanda Serrano.  

Sobre a questão do apoio, a atriz mais nova lembra que «é uma sensação de impotência gigante». «Passei por isso como doente e como filha.» Recorde-se que o pai de Sofia Ribeiro morreu em 2017, perdendo a batalha contra o cancro do pulmão. 

A atriz que brilhou na novela Herdeira, da estação de Queluz de Baixo, cortou o cabelo na companhia dos amigos na praia. «Não tenho como olhar para estas imagens e não me emocionar. Foi um momento muito muito difícil, mas também foi muito bonito. Estava rodeada de amor, de pessoas que estavam a torcer para que aquilo acabasse o quanto antes», comenta, com as lágrimas a escorrerem-lhe pelo rosto. 

«É fundamental pensar que aquilo é só uma passagem da nossa vida... que vai passar», continua. 

«Eu confio muito nos médicos. Agora, o fundamental é a prevenção», alerta Fernanda Serrano.

Amigos surpreendem atrizes

Manuel Luís Goucha tinha uma surpresa preparada para cada uma das atrizes. 

Rubén Correia, um dos melhores amigos de Sofia Ribeiro, deixou-lhe uma mensagem. «Nunca é demais relembrar a força, a coragem e a resiliência com que enfrentaste o teu cancro. Foram nove meses muito longos para ti, para nós, enquanto amigos e cuidadores, mas eu fico sempre muito orgulhoso quando percebo que és um exemplo e uma referência para aquelas pessoas que sofreram e continuam a sofrer com esta terrível doença. Tu pediste-nos para confiarmos e nós confiámos. E no final... no final deu tudo certo. Obrigado meu amor.» A atriz não conseguiu esconder a emoção. 

«Eu infelizmente já não tenho cá o Eduardo [Beauté], que foi ele que me cortou o cabelo», lamenta Fernanda. Recorde-se que Eduardo Beauté morreu no passado dia 7 de setembro, aos 52 anos, vítima de uma embolia pulmonar.

«Pois não, mas tens o João Rolo, que também te deixou uma mensagem», adianta o anfitrião do programa das manhãs da TVI. O estilista referiu que Fernanda Serrano é um exemplo para todas as mulheres e que a admira muito. 

Texto: Ivan Silva; Fotos: Impala e Reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram