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Férias e Viagens

Serviços de apoio ao cliente para turistas em 2022

Seg, 10/01/2022 - 11:42

Sempre existiram linhas de comunicação entre empresas e clientes, mas os serviços de apoio ao cliente nunca foram tão predominantes como na atualidade. A Internet mudou para sempre a maneira como nos relacionámos com empresas e serviços públicos, e o setor do turismo não foi exceção.

Em todo o mundo, o setor do turismo foi o mais afetado pela crise de saúde pública que se faz sentir desde o início de 2020. Em resposta às dificuldades, as empresas da indústria foram obrigadas a reforçar as suas linhas de apoio ao cliente.

Por norma, o turista moderno privilegia o contacto direto com hotéis e serviços de transporte, mas estima-se que os pedidos a agências de viagens tenham aumentado 44% desde que as primeiras restrições foram colocadas em prática. Em 2022, é provável que as restrições para turistas se continuem a fazer sentir um pouco por todo o planeta, o que faz com que os serviços de apoio ao cliente e linhas de apoio especializadas sejam particularmente importantes.

Sempre existiram linhas de comunicação entre empresas e clientes, mas os serviços de apoio ao cliente nunca foram tão predominantes como na atualidade. A Internet mudou para sempre a maneira como nos relacionámos com empresas e serviços públicos, e o setor do turismo não foi exceção. Se pensa em viajar durante o próximo ano e quer estar a par de todas as novidades, é essencial compreender a importância do Apoio ao Cliente.

O que esperar de um serviço de apoio ao cliente?

Seja através de uma linha de apoio, de uma página de contactos, ou por uma plataforma extensiva de apoio ao cliente, todas as grandes marcas e serviços pretendem informar os seus clientes de modo direto e transparente. Com tanta concorrência no mercado, é normal que os clientes privilegiem empresas que ofereçam boas linhas de comunicação e contem com serviços de apoio ao cliente de qualidade. Mas o que podemos esperar de um bom serviço de apoio ao cliente?

Idealmente, um bom serviço de apoio ao cliente deve oferecer várias possibilidades de contacto. Segundo um estudo realizado em 2021, 48% dos clientes continua a preferir contactos telefónicos, enquanto 42% preferem a comodidade de um live chat. Cerca de 36% apreciam a formalidade de um contacto menos direto, seja por e-mail ou carta. Nem todos os serviços turísticos têm várias linhas de apoio, mas praticamente todos contam com pelo menos um método de contacto.

Como avaliar a qualidade de um serviço de apoio ao cliente?

Um bom serviço de apoio ao cliente deve ser capaz não só de esclarecer dúvidas com simpatia e transparência, mas também de agir de acordo com a vontade dos seus clientes. Nada é mais frustrante do que ligar para uma empresa e ser direcionado de departamento em departamento para realizar uma simples marcação ou agendar uma viagem. Humildade, paciência e profissionalismo são algumas das qualidades que esperámos encontrar em bons profissionais do setor de atendimento.

Fazer reviews online é uma boa maneira de garantirmos que as empresas trabalham para melhorar as suas linhas de apoio. Os consumidores nunca foram tão emancipados como na atualidade, e hoje em dia é possível partilhar opinião acerca de qualquer empresa ou serviço na Internet em poucos minutos. Como qualquer interação (negativa ou positiva) pode ter um impacto real sobre a reputação de uma empresa, os serviços de apoio ao cliente estão mais incentivados do que nunca a colocar as necessidades dos seus clientes em primeiro lugar.

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