Viagens
Férias de Verão

10 dicas para as organizar e ter em conta a sua carteira

Ter, 25/06/2019 - 16:36

Com a chegada do verão são cada vez mais as famílias que preparam os dias de descanso nestes dias de maior calor.

Os meses quentes estão a chegar e, com eles, aproximam-se as férias da maioria dos portugueses. Estas férias têm sido sinónimo de tempo fora de casa e consequente aumento das viagens, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O financiamento dessas férias, regra geral, é feito com poupanças ao longo do ano ou recorrendo a um empréstimo pessoal. Se por um lado o pagamento com poupanças parece ser uma modalidade mais complicada a muitos portugueses, por outro o crédito pessoal passa por ser a solução ideal, pela flexibilidade de negociação que esta solução apresenta.

Caso esteja a ponderar solicitar um empréstimo pessoal, mas continua com algumas dúvidas, aqui ficam 10 dicas que o vão ajudar a decidir quanto ao uso, dessa opção:

Empréstimo pessoal para as suas férias? 10 dicas que o ajudam a decidir

1. Compra antecipada, poupança garantida

Se comprar a sua viagem com a antecedência necessária, conseguirá poupar alguns euros, podendo chegar às centenas. Essa poupança também é conseguida com promoções feitas pelas agências ou com ofertas únicas em determinados momentos do ano. 

Neste caso a poupança poderá ser mais elevada que os juros negociados no pedido do empréstimo pessoal, mas não descore uma consulta ao seu banco, fazendo uma simulação de crédito pessoal para poder fazer uma comparação.

Quando as viagens são adquiridas muito em cima da hora, a melhor solução passa mesmo pelo pedido de empréstimo pessoal, podendo usufruir das suas poupanças durante o seu período de férias.

2. Mantenha-se atento aos pacotes turísticos ou a promoções

Caso não tenha conseguido a compra antecipada da sua viagem e da estadia, mantenha-se atento. As agências costumam ter várias promoções, mesmo nesta altura do ano, e muitas dessas implicam valores mais próximos à compra antecipada. Mantenha-se atento e compare preços com frequência.

No caso da estadia, faça a reserva com cancelamento gratuito. Dessa forma pode cancelar a estadia caso encontre mais barato.

3. O empréstimo será liquidado após o descanso

Apesar de ser uma afirmação óbvia, por vezes pode não estar ciente da mesma. A dívida contraída nas férias tem de ser paga durante o momento de descanso. Neste caso certifique-se que as prestações cabem na sua carteira. 

Por outro lado, tente negociar a liquidação do seu empréstimo, após o seu período de descanso, para que não interfira no orçamento destinado para tal.

4. Faça um orçamento pessoal

Como referido em cima, antes de pensar no empréstimo pessoal, faça um orçamento e veja quanto lhe sobra ao final de cada mês. Caso a poupança estimada não atinja o valor total do pacote das suas férias, sempre poderá usar o montante como entrada inicial e conseguir prestações mais baixas, ou mesmo amortizar o seu empréstimo e acabar por liquidá-lo de forma mais rápido. 

5. O crédito pessoal deve ser usado apenas quando necessário

O crédito pessoal pode levar à sensação de ter muito dinheiro e, consequentemente, a mais gastos que, repetindo, terão de ser pagos após as férias. Importante manter um limite para os seus gastos diários, não querendo dizer que este possa ser ultrapassado, apenas terá um maior controlo do seu dia-a-dia.

6. Se já tiver outros créditos, agrupe-os

Caso tenha outros empréstimos, junte os seus créditos em apenas um crédito consolidado e pague menos por mês. Esse agrupamento irá permitir ter uma visão mais clara de quanto irá gastar apenas em despesas obrigatórias. Agrupando os seus créditos irá conseguir poupar alguns euros, ficando apenas com uma mensalidade mais reduzida.

7. Prepare o seu roteiro com antecedência

Ao preparar o roteiro de viagem com antecedência, irá perceber quais os gastos que terá, o que pode ser visitado consoante o orçamento ou quais os possíveis gastos extras. Este planeamento prévio irá ajudá-lo a conhecer o valor de crédito necessário e a manter o controlo dos seus gastos no momento da viagem.

Durante o planeamento, mantenha uma mente aberta e, quem sabe, ao invés de ir à capital do país, vá à cidade vizinha mais calma e mais barata. A partir dessa cidade pode visitar a capital e ainda poupar um bom dinheiro.

8. Faça o pagamento da dívida o mais depressa possível

O melhor seria fazer o pagamento a 100% e livrar-se desse extra. Mas sabemos que muitas vezes é impossível e, nesses casos, termine o pagamento o mais depressa possível para que relaxe financeiramente.

9. Após as férias, mantenha-se dentro do orçamento

Após as férias deve manter o controlo dos seus gastos de acordo com o orçamento previamente criado. Afinal, acreditamos que não queira recorrer a outro crédito mesmo depois das férias terem acabado.

10. Acima de tudo, aproveite as suas férias

Todas as dicas são importantes para decidir se deve, ou não, pedir crédito pessoal para as suas férias e para se manter organizado após as mesmas. No entanto, tão importante quanto toda a logística, é o aproveitar das suas férias. Aproveite o momento de descanso pois, quando voltar, a rotina é retomada.

Já decidiu se quer avançar com o pedido de crédito pessoal para as suas férias? Com estas dicas em mente, tome a sua decisão, planeie as suas férias e prepare-se para o momento de descanso merecido.

Siga a Nova Gente no Instagram