Nacional
Fanny desabafa sobre os momentos difíceis que viveu

«Outra pessoa no meu lugar tinha cometido o suicídio»

Qui, 24/10/2019 - 16:40

Fanny Rodrigues esteve à conversa com Fátima Lopes, em «A Tarde É Sua», na TVI, sobre a sua «nova vida», depois de ter perdido 31 quilos.

Fanny Rodrigues foi a convidada de Fátima Lopes esta quarta-feira, dia 23 de outubro, em «A Tarde É Sua», na TVI, para falar da sua «nova vida» depois de ter perdido 31 quilos.

«Foi um longo caminho. Tive a ajuda da cirurgia mas também custou muito e ainda custa porque eu sempre fui amante de comida», começou por dizer Fanny. «Eu não me lembro de ser magra, rapidamente comecei a ter excesso de peso. Em pequenina, já era 'cheinha'», disse.

A ex-concorrente do reality show da TVI recordou o impacto que o excesso de peso sempre teve na sua vida, nomeadamente na fase da adolescência quando vivia na Suíça. Em conversa com Fátima Lopes, Fanny assumiu ter sido alvo de dois grandes preconceitos: o de ter excesso de peso e o de ser portuguesa num país estrangeiro, neste caso, na Suíça, onde viveu durante vários anos com os pais.

Fanny assume ter sido vítima de preconceito na Suíça

«Na minha cabeça não parecia ser um problema porque, pronto, eu era assim… mas quando comecei a lidar com adolescentes, senti que era um bocadinho posta de parte por ter um bocadinho ‘de banha’ e a cara mais redondinha, e por ser portuguesa, porque também havia esse preconceito», contou Fanny.

Aos 28 anos e depois de ter sido mãe, Fanny Rodrigues conquistou finalmente a boa forma que tanto desejava. Contudo, não esquece os momentos difíceis que viveu ao longo da sua vida e o quão difícil foi lidar com as críticas das pessoas, especialmente, quando se tornou conhecida do público português, em 2011, com a sua participação «na casa mais famosa do País» – a Casa dos Segredos.

«Diziam que eu era um 'pote de banhas'»

«Eu era imperfeita aos olhos de muitas mulheres mas só me apercebi quando saí», recorda Fanny, referindo-se ao momento em que saiu do reality show da TVI, em 2011, um dos períodos mais marcantes da sua vida.

«Foi um choque. Diziam que eu era um ‘pote de banhas’, que eu vim para Portugal para fazer «peso» no País, que eu era um ‘rojão’ com pernas, ouvi tanta coisa e, na altura, só vestia o XL e, na minha cabeça, uma mulher que veste o XL não é gorda», lamentou a jovem de Oliveira de Azeméis.

A família foi um apoio fundamental para superar esta fase mais difícil. «O meu único lugar é a minha família e a minha casa, as minhas ‘quatro paredes’, onde eu posso ser o que quero e ninguém me aponta o dedo. Eu só consigo pertencer a algum lado quando estou com os meus», desabafou Fanny.

«Fizeram com que eu sentisse nojo de mim»

«Eu, no fundo, gostava de mim como eu era mas as pessoas fizeram com que eu sentisse nojo de mim», disse Fanny, não contendo as lágrimas. «Ninguém merece viver assim. Agora, olhando para trás, realizo que fui mesmo estúpida», desabafou.

Foi aos 20 anos, depois da sua participação na segunda edição da Casa dos Segredos, que Fanny decidiu fazer a sua primeira cirurgia estética. «Fiz uma lipoaspiração à barriga e às pernas», contou.

Contudo, mesmo depois desta cirurgia que elimina as gorduras em excesso, Fanny não conseguiu manter o peso estável e, durante a gravidez, acabou por engordar 31 quilos.

«Eu era uma ‘via verde’ a comer mas era tão feliz a comer... Foram os únicos nove meses em que me senti mesmo confortável com o meu corpo. Foi a única altura em que eu me senti bem a exibir a minha barriga», confessou a «belle portuguaise», com o seu característico sentido de humor.

O pesadelo do pós-parto e o apoio do namorado

«O pior veio depois», continuou Fanny, referindo-se à fase pós-parto que não correu como tinha idealizado. «Na minha inocência, pensei que ia ter o meu filho e que a minha barriga ia ficar como antes e isso não aconteceu… Depois de ter o meu filho, parecia que continuava grávida. Eu estava mesmo gordinha e nunca pensei», relembra Fanny.

Também nesta fase, Fanny foi alvo de várias críticas. «Fui criticada durante a gravidez. Do género, ‘esta aqui parece que está grávida já há dois anos…», lamentou.

A ex-concorrente da Casa dos Segredos elogiou também o apoio do marido, João Almeida, ao longo de todo este processo. «Nunca, por um minuto, o João me fez sentir feia», referiu Fanny, em lágrimas, não contendo, mais uma vez as emoções. «Nunca me fez sentir gorda, nunca me disse que devia perder peso. Nada».

Foi nesta fase pós-parto que Fanny voltou a recorrer à Cirurgia Plástica e fez uma nova cirurgia. Desta vez, uma abdominoplastia com lipoaspiração.

«Outra pessoa no meu lugar tinha cometido o suicídio»

Hoje, Fanny olha para este longo caminho de luta contra o peso como um desafio que a tornou melhor. «Ainda bem que tanta gente me fez mal para eu conseguir ser melhor do que aquilo que eu era», referiu, destacando a estrutura familiar que tem e que foi fundamental para superar este caminho difícil.

«Outra pessoa que não tivesse o equilíbrio mental que eu tinha na altura e a família que eu tinha, eu acho que, no meu lugar, tinha cometido o suicídio.

«Todos os dias ouvia críticas más, comentários feios, sentia que não era daqui nem da Suíça, tinha os meus pais longe, estava sozinha e era muito imatura… A minha sorte foi mesmo ter a família que tenho e ter o ‘arcaboiço’ mental que tinha», concluiu Fanny.

Texto: Sofia Santos Cardoso; Fotos: Reprodução Redes Sociais

Siga a Nova Gente no Instagram