Saúde e Beleza
Exercício Físico

Exercite-se e tenha uma vida mais saudável

Qua, 25/08/2021 - 12:20

Nunca é tarde de mais para alterar os seus hábitos de exercício, mesmo que faça parte do já largo grupo de pessoas que tem um trabalho sedentário e uma agenda bem preenchida. Por mais preenchida que seja existe sempre aquela vaga onde pode inserir um pouco de exercício durante a semana.

Desde pequenos que ouvimos dizer que exercício regular é bom para nós. Não só para o nosso corpo, mas também para a nossa mente. A sua prática ajuda a manter um peso saudável, fortalece o nosso coração e melhora a nossa circulação. Devido a isto, verifica-se um aumento do fluxo de sangue e oxigénio pelo nosso corpo que, por sua vez, reduz significativamente o risco de uma série de doenças cardiovasculares. Outro benefício de exercício físico regular é o aumento dos níveis de energia, bem como um melhoramento do nosso humor. Isto deve-se ao facto de o nosso organismo libertar químicos durante a prática de exercício físico que ajudam a aliviar o stress e a reduzir os nossos níveis de ansiedade, assim melhorando o nosso humor e dissipando pensamentos depressivos. Esperamos que todas estas benesses tenham despertado o seu interesse em exercitar-se, pois temos mais para partilhar consigo!

O corpo humano evoluiu para se movimentar, muito devido à necessidade dos nossos antepassados em caçar para obter alimento e evadir-se os predadores. O nosso corpo encontra-se pouco adaptado a períodos longos de inação tal como os praticados por pessoas que trabalham em frente a um computador todo o dia. Mas nunca é tarde de mais para alterar os seus hábitos de exercício, mesmo que faça parte do já largo grupo de pessoas que tem um trabalho sedentário e uma agenda bem preenchida. Por mais preenchida que seja existe sempre aquela vaga onde pode inserir um pouco de exercício durante a semana. Mesmo que apenas possa iniciar com uma rotina de exercício leve não desespere, qualquer atividade física já é uma vitória! Neste caso, é como se costuma dizer: pouco é melhor do que nenhum. Mais tarde sempre pode ir aumentando gradualmente a frequência e intensidade até ao nível recomendado para a sua idade. No entanto, não se esqueça que o exercício pode tomar muitas formas, e não necessita ser algo complexo ou obrigatoriamente planeado, e pode ir desde uma simples caminhada ou um jogo de ténis com os amigos, até algo mais primário como a prática do sexo. Se não tem ainda um parceiro para partilhar destas atividades, não se preocupe – hoje em dia existem várias plataformas onde pode conhecer outras pessoas e os melhores sites de encontros online encontram-se apenas a uma distância de um clique. Verá que o seu esforço será amplamente recompensado com uma melhor qualidade de vida especialmente à medida que envelhece.

Qual a regularidade e intensidade adequada para si?

Para adultos, com idades compreendidas entre os 19 e os 64 anos, a recomendação é realizar exercícios que trabalhem todos os grupos musculares principais. Dos quais fazem parte os braços, ombros, peito, abdómen, coxas e pernas. Apesar da principal recomendação ser praticar atividade física todos os dias, ainda é considerado aceitável se esta atividade for realizada em apenas dois dias por semana, com a condição que no mínimo tenho uma duração de 150 minutos, para o caso de exercício físico de intensidade moderada, ou de 75 minutos para o caso de exercitação de intensidade elevada. Independentemente disto, deverá minimizar a quantidade de tempo passada sentado ou deitado e deverá fazer um esforço para se movimentar após um longo período de tempo sem movimentação.

Em particular quando está a iniciar-se, deverá certificar-se de que a intensidade e o tipo de exercício são adequados para o seu nível físico atual. Pode tentar atingir os seus objetivos de atividade física semanal praticando exercício de intensidade moderada e curta duração todos os dias. É recomendável começar com atividades mais leves, ou de intensidade moderada, tais como caminhadas, passeios de bicicleta ou até algo mais divertido como dança. Por outro lado, pode tentar encaixar a sua prática de exercício semanal em apenas dois dias e até encurtar o tempo passado a exercitar-se realizando rotinas de exercício de intensidade elevada ou muito elevada, tais como corrida, natação ou levantamento de pesos. Contudo, e especialmente para esta última, certifique-se de que pratica os exercícios da forma correta, preferencialmente acompanhada por um profissional ou alguém mais experiente. A postura incorreta no levantamento de um peso pode facilmente resultar numa lesão e deitar por terra todo o seu esforço e dedicação. De qualquer forma, não se deixe intimidar. Os benefícios físicos e mentais da prática de desporto são imensos. Apenas terá que encontrar a determinação para a encaixar na sua rotina e mentalizar-se que é uma necessidade para si da mesma forma que a alimentação o é. Seja qual for a(s) atividade(s) que escolha, deveram encaixar no seu gosto e estilo de vida para que se comprometer a longo prazo e não desistir após algumas semanas.

Siga a Nova Gente no Instagram