Nacional
EXCLUSIVO NOVA GENTE

TVI chama Polícia Judiciária para investigar caso de Judite Sousa

Sex, 02/11/2018 - 21:36

Estação de Queluz de Baixo quer descobrir a identidade da pessoa que divulgou as imagens da jornalista a discutir com o seu repórter de imagem.

Judite Sousa foi uma das enviadas-especiais da TVI às eleições presidenciais do Brasil e, já no final da viagem, protagonizou uma discussão com o repórter de imagem que a acompanhou. A jornalista dizia que não conseguia entrar em direto por causa da luz e a troca de palavras mais acesa durou poucos segundos. Só que o momento foi filmado e as imagens que deveriam ter ficado na estação de Queluz de Baixo foram parar à CMTV.

Tal situação motivou que a Direção de Informação da TVI, em conjunto com a Direção de Recursos Humanos e o Departamento Jurídico tenham solicitado a presença da Polícia Judiciária nas instalações do canal para identificarem aquilo que entendem ser um ato criminoso, ou seja, o «roubo» de imagens entre dois profissionais, minutos antes de entrarem em direto para o Jornal da Uma. 

Judite Sousa já reagiu na sua conta do Instagram: »Considerando a gravidade de terem sido ‘roubadas’ imagens de uma conversa de trabalho normal entre uma jornalista e um repórter de imagem sobre o melhor local para se efectuar um directo (algo que não teria qualquer importância se a jornalista em questão não fosse a Judite Sousa-vá-se lá saber porquê), gostaria que soubessem por mim que tenho um problema de visão a que os oftalmologistas chamam ‘fotofobia. Decorre dos níveis de vitamina A que se reflectem na retina. Nestes casos, a exposição ocular à luz torna-se muito difícil. Por vezes, mesmo impossível. E agora, fiquem em paz». 

Curiosamente, Rosa Cullel, administradora da TVI, colocou um like nesta publicação, o que revela um apoio claro a Judite Sousa. 

Texto: Humberto Simões

 

Siga a Nova Gente no Instagram